Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
16:00:11
informe o texto

Notícias / Geral

11/08/2020 às 12:20

MT recebe 53 respiradores consertados por voluntários do Senai

Ao todo, a rede já arrumou mais de 2 mil aparelhos que foram distribuídos para 336 municípios de 24 estados e Distrito Federal.

Alline Marques

MT recebe 53 respiradores consertados por voluntários do Senai

Foto: Senai / Assessoria

Mato Grosso recebeu 53 respiradores consertados pelos voluntários de rede coordenada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Em todo o Brasil foram mais de 2 mil aparelhos arrumados gratuitamente e distribuidos para 336 municípios de 24 estados e Distrito Federal. 

A estimativa é cada equipamento possa salvar até dez vidas durante seu prazo de utilização. De acordo com o Senai, os aparelhos, importantes no tratamento da Covid-19, estavam sem uso e foram restaurados devido à união de 28 instituições e empresas. 

Desde 30 de março, quando a Iniciativa + Manutenção de Respiradores passou a trabalhar foram recebidos 3.989 respiradores, dos quais 951 estão em manutenção e 173 passam por calibração, última etapa antes da devolução ao serviço de saúde. A maioria dos equipamentos restaurados precisava de novas peças para voltar a operar. 

“A iniciativa de consertar esse equipamento hospitalar fundamental para salvar as vidas de quem tem as formas mais graves da doença contribui de forma expressiva para o árduo trabalho que está sendo realizado pelos profissionais da saúde e para reduzir a necessidade de importação do equipamento”, avalia o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade.

Além do SENAI, investiram mais de R$ 4 milhões em aquisição de peças para viabilizar o reparo dos equipamentos a Petrobras, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Votorantim e a aliança Todos pela Saúde, que conta com recursos do banco Itaú, entre outros doadores.

“Estamos vivendo um ponto de inflexão na história da humanidade e vamos extrair muitas lições.  O SENAI se sente muito honrado da parceria construída nesta iniciativa, exemplo de ação cidadã que mobiliza indivíduos, empresas e organizações em prol do bem comum, da afirmação de um projeto de país que nasce no valor à vida”, afirma o diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi. 

Produção nacional

O  Senai também tem uma iniciativa para ampliar a oferta do número de ventiladores pulmonares produzidos nacionalmente A ação apoia sete empresas que já possuem a capacidade de fabricar mais de 5 mil respiradores por mês. As indústrias Delta Life e GreyLogix, em parceria com Institutos Senai de Inovação, já obtiveram a certificação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. A previsão é que ambas produzam de 700 a 1,1 mil equipamentos mensais, que chegarão ao mercado a preços inferiores aos praticados atualmente.
Com informações do Senai e Agência Brasil
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet