Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
00:59:20
informe o texto

Notícias / Polícia

11/08/2020 às 15:45

Laudo descarta tiro acidental e disparo que matou Isabele foi em linha reta à curta distância

Alline Marques / Luzia Araújo / Eduarda Fernandes e Camilla Zeni

Laudo descarta tiro acidental e disparo que matou Isabele foi em linha reta à curta distância

Imagem do laudo da balística

A tese de tiro acidental no caso da morte de Isabele Guimarães Ramos, de 14 anos, está decartada pelo laudo da balística realizado pela Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).

Em trecho do documento, entregue à Polícia Civil nesta terça-feira (11), consta que "o perito concluiu que se trata de morte violenta causada pelo disparo de arma de fogo contra a região da face da vítima". Isabele foi morta no dia 12 de julho, na casa da família Cestari, no condomínio Alphaville I, em Cuiabá. O tiro teria sido disparado pela amiga da adolescente, de mesma idade.

Conforme a Politec, o disparo foi executado mediante acionamento regular do gatilho, com o artirador na porção esquerda do banheiro. "No ato do disparo, o agente agressor posicionou-se frontalmente em relação à vítima, sustentou a arma a uma altura de 1,44 m do piso com alinhamento horizontal e a uma distância entre 20 e 30 cm da face da vítima". 

Leia também - Empresário queria mandado judicial para liberar viatura da PM

Outro fator relevante é que o laudo descarta que o tiro tenha ocorrido conforme as circunstâncias alegadas no depoimento da adolescente que seria a autora do tiro.
 
"A arma de fogo, da forma que foi recebida, somente se mostrou capaz de realizar disparo e produzir tiro estando carregada (cartucho de munição inserido na câmara de carregamento do cano), engatilhada, destravada e mediante o acionamento do gatilho", afirmam os peritos.

Vale destacar que tanto no depoimento do namorado da adolescente que assumiu a autoria do disparo quanto no da mãe dela, foi declarado que a arma estaria sem munições na câmara. O laudo traz diversas simulações feitas pelo peritos, que levam à conclusão de que seria impossível o tiro ser disparado sem as condições mencionadas. 

"A arma de fogo passou por  testes para verificar a possibilidade de produzir de tiro da forma descrita pela adolescente em seu depoimento: foi inserido cartucho sem projétil e sem pólvora (somente estojo e espoleta) na câmara de carregamento do cano; a arma AFQ1 foi balançada ao ar livre, em diferentes posições, e foi impactada moderadamente contra superfície emborrachada", relata o laudo.

O objetivo da perícia era "realizar os exames de caracterização e eficiência de armas de fogo e munições, exame de comparação balística entre arma de fogo e estojo de munição, exame de comparação balística entre arma de fogo e projétil de arma de fogo, e exame de verificação da possibilidade de ocorrência de tiro acidental por arma de fogo, e ao final responder os quesitos oficiais e específicos apresentados pela autoridade requisitante". 

O motivo e a finalidade da ação não foram determinados pela perícia. 


Confira a cobertura completa sobre o caso Isabele aqui.
 
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet