Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
04:51:25
informe o texto

Notícias / Política

12/08/2020 às 16:48

Deputado pede por hospital de campanha em comunidade indígena no Alto Xingu

Leiagora

Deputado pede por hospital de campanha em comunidade indígena no Alto Xingu

Foto: Angelo Varela

Com uma ação voltada exclusivamente para os povos indígenas de Mato Grosso, o deputado estadual João Batista do Sindspen (Pros), apresentou durante a sessão matutina desta quarta-feira (12), a indicação que mostra a urgente necessidade de que o Governo do Estado implante um hospital de campanha no posto indígena Leonardo Villas Bôas, localizado no Alto Xingu. A iniciativa, como explicou o parlamentar, é acompanhar a evolução do novo coronavírus e proteger as etnias que ainda restam no Brasil.

“O Alto Xingu tem uma população com aproximadamente sete mil índios, são etnias que se encontram severamente ameaçadas por conta do Covid-19. Nos últimos dias este vírus fez várias vítimas, caciques entraram para a estatística dos mortos pelo coronavírus, inclusive a sua maior liderança, Cacique Aritana. E a pouco mais de duas semanas, o cacique Raoni Metuktire estava entre a vida e a morte, mas conseguiu vencer a batalha contra o Covid. Por isso eu digo que precisamos realizar políticas públicas que incluam os povos indígenas”, comentou o deputado.

Em sua proposição, João explica que fatores como condições sociais, econômicas, geográficas (difícil acesso) e a insuficiência de equipes de saúde, contribuem para que o potencial de disseminação da doença seja amplificado.

“Os povos indígenas merecem o nosso total respeito e a atenção do poder público. Nos dois primeiros meses de 2020, dez milhões de árvores foram derrubadas ilegalmente na porção mato-grossense da Bacia do Xingu, o equivalente a 84% do desmatamento na região entre janeiro e fevereiro.

Diante da gravidade da situação, o deputado conta que uma campanha no Alto do Xingu, foi desencadeada para arrecadar fundos, o dinheiro será destinado para criação de um hospital de campanha no local. (Dados para doações ao fim da matéria).

“Eu espero que o governador Mauro Mendes, assim como o seu secretariado, recebam esta indicação e tomem as providências necessárias. Entretanto, até que o Poder Executivo do nosso Estado adote as devidas ações, a Associação Indígena AWAPÁ, irá gerenciar os recursos arrecadados do ‘SOSPOVOS INDÍGENAS DO XINGU’, mostrando que em um Estado como o nosso, não devemos esperar ações humanitárias por parte do atual administração”, finalizou João Batista.

Dados para doações:

Banco do Brasil

Associação Yawalapiti Awapá – CNPJ: 14.800,891/0001-75

AG.1319-6

CC.21983-5

 
Assessoria João Batista
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet