Cuiabá, quinta-feira, 18/04/2024
15:28:05
informe o texto

Notícias / Política

24/08/2020 às 17:54

Período de convenções partidárias começa em uma semana; confira calendário

Os candidatos que já tiverem realizados as convenções, a partir da próxima semana, já poderão formalizar os contratos que gerem despesas

Eduarda Fernandes

Período de convenções partidárias começa em uma semana; confira calendário

Urna eletrônica

Foto: Nelson Jr. / TSE

Começa na próxima segunda-feira (31), e segue até 16 de setembro, o período de realização das convenções partidárias, destinadas a deliberar sobre coligações e a escolher candidatos nas eleições municipais e suplementar ao Senado, em Mato Grosso. 

De acordo com o calendário eleitoral 2020, a partir da próxima segunda, a ata e a lista dos presentes deverão ser encaminhadas via internet ou pessoalmente na Justiça Eleitoral no dia seguinte da realização da convenção, para publicação no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Leia também - Mesmo com os 25 vereadores em campanha, Câmara deve manter sessões

De 31 de agosto a 4 de dezembro deste ano, as polícias judiciárias, os órgãos das Receitas Federal, Estadual e Municipal, os tribunais e os órgãos de contas auxiliarão a Justiça Eleitoral na apuração dos delitos eleitorais, com prioridade sobre suas atribuições regulares. 

A partir da próxima segunda, para aqueles que já tiverem realizado a convenção, será permitida a formalização de contratos que gerem despesas e gastos com a instalação física e virtual de comitês de candidatos e de partidos políticos, desde que só haja o efetivo desembolso financeiro após a obtenção do número de registro de CNPJ do candidato e a abertura de conta bancária específica para a movimentação financeira de campanha e emissão de recibos eleitorais.

Após tudo estar em ordem, candidatos devem informar a Justiça Eleitoral os dados sobre recursos financeiros recebidos para financiamento de sua campanha eleitoral, dentro do prazo de 72 horas do recebimento desses recursos. Além disso, 31 de agosto é o último dia para a Justiça Eleitoral dar publicidade aos limites de gastos estabelecidos em lei para cada cargo eletivo em disputa.

Setembro
No dia 16, termina o prazo para realização de convenções. A partir de 17 de setembro, será vedado às emissoras de rádio e de televisão, em sua programação normal e em seu noticiário, veicular propaganda política e pesquisa eleitoral.

Já em 26 de setembro, será o último dia para os partidos políticos e as coligações apresentarem à Justiça Eleitoral, até às 19h, o requerimento de registro de seus candidatos, sendo possível a transmissão via internet até as 8h.
No dia 27 de setembro terá início a propaganda eleitoral.

Outubro
Em 4 de outubro encerra o prazo para impugnação de candidaturas. Já no dia 9, terá início o horário eleitoral gratuito. No dia 26 deste mesmo mês, vence o prazo para registro dos candidatos. E a partir do dai 31, candidatos não poderão mais ser presos até o dia da eleição, exceto em flagrante delito.

Novembro
Já em novembro, a partir do dia 10, eleitores não poderão ser presos até o dia do pleito, salvo em flagrante delito. No dia 12 termina o horário eleitoral gratuito e no dia 14 a propaganda eleitoral. Por fim, a eleição em primeiro turno será realizada em 15 de novembro.

Confira as principais datas abaixo:

Fim do período de convenções partidárias:
16 de setembro

Último dia para registro de candidaturas: 26 de setembro

Início da campanha eleitoral: 27 de setembro

Fim do prazo para impugnação de candidaturas: 4 de outubro

Início do horário eleitoral gratuito: 9 de outubro

Último dia para registro dos candidatos: 26 de outubro

Candidatos não podem mais ser presos: 31 de outubro

Último dia para pedir segunda via do título de eleitor: 5 de novembro

Eleitores não podem mais ser presos: 10 de novembro

Fim do horário eleitoral gratuito: 12 de novembro

Fim da propaganda eleitoral: 14 de novembro

Dia da eleição: 15 de novembro

Diplomação do eleito: 18 de dezembro

Dia da posse: 1º de janeiro de 2021
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet