Cuiabá, terça-feira, 23/04/2024
23:24:44
informe o texto

Notícias / Judiciário

25/08/2020 às 18:09

Juízes de MT querem eleições diretas para presidência do TJ

Segundo a Amam, eleições diretas no Judiciário são discutidas há mais de 10 anos

Leiagora

Juízes de MT querem eleições diretas para presidência do TJ

Juiz Tiago Abreu, presidente da Amam

Foto: Assessoria

O presidente da Associação Mato-grossense de Magistrados (Amam), o juiz Tiago Souza Nogueira de Abreu, afirmou que a maioria dos magistrados de Mato Grosso apoia a adoção de eleições diretas para a presidência do Tribunal de Justiça.

O apontamento foi concluído após uma pesquisa de opinião feita pela associação em meados de 2019. Na época, 88,6% dos juízes mato-grossenses se posicionaram a favor da mudança.

As eleições diretas, que são debatidas há mais de 10 anos e já foi implantada em alguns estados, segundo Tiago Abreu, voltou à pauta neste mês de agosto, quando a proposta foi apresentada pelo desembargador Sebastião de Moraes Filho para a eleição da Casa, realizada em outubro. 

“O tema, por sinal, foi objeto de uma emenda constitucional em Mato Grosso e o presidente da Associação à época, o desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, era um entusiasta da ideia. Portanto, o momento não poderia ser mais oportuno do que este para levarmos ao TJMT esse pleito da magistratura”, lembrou o juiz.

Pela proposta, todos os juízes, titulares e substitutos, passarão a ter direito a votar em qual dupla deverá comandar o Poder Judiciário pelos próximos biênios. Atualmente essa decisão é tomada em eleição feita entre os 30 desembargadores.

Abreu defende que os juízes tenham voz nas eleições uma vez que atuam na base do funcionamento do Judiciário. “Podem ajudar a identificar onde são necessárias as mudanças, além de terem plenas condições de apontar soluções. Nada mais justo, então, que participem da definição dos rumos desse mesmo Poder”, colocou.

A proposta das diretas no TJMT entra em pauta na sessão do Tribunal Pleno do dia 27 de agosto.

 
Com informações da assessoria da Amam
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet