Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
17:35:12
informe o texto

Notícias / Judiciário

26/08/2020 às 10:30

STF não analisa pedido da Defensoria de MT a tempo e ação acaba arquivada

Órgão queria derrubar decreto que impôs toque de recolher aos moradores, das 20h às 5h

Camilla Zeni

STF não analisa pedido da Defensoria de MT a tempo e ação acaba arquivada

Ministro Edson Fachin, do STF

Foto: José Cruz/Agência Brasil

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), julgou prejudicada a análise de uma reclamação movida pela Defensoria Pública de Mato Grosso, em razão da perda do objeto. 

Nessa ação, a Defensoria tentava derrubar toque de recolher que havia sido imposto no município de Mirassol D'Oeste (300 km de Cuiabá), por meio de decreto municipal.

A Defensoria informou que enviou uma recomendação à prefeitura municipal para que fossem revogados os dois primeiros artigos da norma, que proibiam a circulação dos moradores das 20h às 5h, entre os dias 29 de junho e 12 de julho. 

Segundo o órgão, o texto proibitivo violou entendimento do STF, no sentido de que "deveriam ser resguardada a locomoção de produtos e serviços essenciais", o que não estava contemplado no decreto.
 
Como a Defensoria não teve a recomendação acatada pela prefeitura, acionou o Supremo no dia 3 de julho, com o objetivo de derrubar o decreto. No entanto, na data o Judiciário estava em recesso e o presidente da Corte, ministro Dias Toffoli, não entendeu que houvesse justificativa para que ele mesmo decidisse sobre o pedido, de forma que determinou o envio da ação para o gabinete de Fachin.

Contudo, o processo só chegou no gabinete do ministro no dia 31 de julho, após o recesso do Judiciário e quando o prazo que constava do decreto já havia sido vencido.  Por isso não havia mais a necessidade de análise do caso. A decisão foi publicada no Diário de Justiça Eletrônico desta quarta-feira (26).
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet