Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
17:13:12
informe o texto

Notícias / Geral

28/08/2020 às 10:37

Corpo de agente comunitária vítima da covid-19 é trocado e família quase enterra outro

Familiares e amigos descobriram a troca pouco antes do enterro.

Luzia Araújo

Corpo de agente comunitária vítima da covid-19 é trocado e família quase enterra outro

Foto: Reprodução

O corpo da agente comunitária de saúde Silvana Nardes, de 43 anos, que morreu vítima da Covid-19 na quarta-feira (26), foi trocado por outro que quase foi enterrado em seu lugar. O caso aconteceu no município de Primavera do Leste, nesta quinta-feira (27). Familiares e amigos descobriram a troca pouco antes do enterro. 

Com sintomas da doença, Silvana deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, no dia 14 de agosto, porém devido complicações em seu quadro foi transferida, no dia 19, para Cuiabá, onde ficou internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas não resistiu e morreu. 

O corpo foi levado para Primavera e na manhã dessa quinta-feira (27),  quando familiares e amigos se preparavam para o enterro após o cortejo, um parente foi informado pela funerária que o corpo não era de Silvana, após ser comunicada pelo hospital sobre o equívoco. O corpo voltou para Cuiabá e Silvana foi enterrada ontem.

A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá emitiu uma nota para esclarecer o fato e alegou que o erro foi da funerária contratada pela família. 

Nota 

 A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá esclarece:

-Existe um protocolo dentro do Hospital Referência COVID-19 para a liberação dos pacientes que foram a óbito. Após a constatação do óbito e de todos os trâmites legais, o falecido é colocado dentro de um invólucro impermeável, com seu nome afixado na altura do peito dele. Depois é colocado em um segundo invólucro, que também tem o nome do paciente afixado e levado para o necrotério.

-A funerária contratada pela família vai até o hospital para fazer a retirada do paciente que foi a óbito. O serviço de óbito do Hospital Referência tem a responsabilidade de abrir o necrotério para que a funerária entre e leve o paciente correspondente à sua prestação de serviço. A responsabilidade de identificar o paciente que será levado é da funerária.

-No caso em questão, a funerária entrou no necrotério e levou uma pessoa que não correspondia ao seu serviço. 

-A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá se solidariza com a família, que já passa pela dor do luto e que foi intensificada com este equívoco.

 
Atualizada, às 12h34
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet