Cuiabá, quarta-feira, 24/04/2024
23:43:34
informe o texto

Notícias / Geral

28/08/2020 às 18:40

Distrito da Guia é tomado por fogo e gafanhotos que destroem árvores frutíferas

De acordo com o Indea-MT, a espécie encontrada na região é comum e desequilíbrio pode ser consequência das queimadas

Maria Clara Cabral

Distrito da Guia é tomado por fogo e gafanhotos que destroem árvores frutíferas

Foto: Josefina/Arquivo pessoal

Uma grande quantidade de gafanhotos vem assustando moradores do Distrito da Guia, em Cuiabá. Além da presença dos insetos, que se intensificou há pelo menos 15 dias, destruindo árvores frutíferas com muita rapidez, o fogo também vem tomando conta da região, como nesta sexta-feira (28) - veja vídeos abaixo.

“Eles [os gafanhotos] tão acabando com tudo, pé de manga, cajueiro, todos os dias. Destroem uma árvore num dia só”, relata Josefina de Almeida, presidente da Associação Quinto do Bandeira. Segundo ela, algumas das árvores das fotos enviadas ao Leiagora estão “peladas”, sem folhas nos galhos, por ação dos gafanhotos.

Conforme Josefina, os insetos são tantos que chegam a formar “nuvens”. Além disso, são "imensos". Além da chácara onde ela reside, os gafanhotos já infestam outros locais, como o bairro Machado.

Josefina explica que a situação já se estende desde o início do ano e se intensificou nos últimos 15 dias. “Eles sumiram por um período, mas voltaram a reaparecer”, explica. Ela disse ainda que chegou a procurar a Prefeitura em algumas ocasiões, mas não obteve sem sucesso.

“Não sabemos se cuidamos do fogo ou do gafanhoto”, lamenta Adailza Mattos, outra moradora da região. “Nós que moramos há anos em sítios, as mangueiras são nosso refúgio, é o que faz sombra nesse calor e sabemos que estão tudo indo embora”, complementa.


A Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico esteve no Distrito da Guia na manhã desta sexta-feira (28) e, segundo Josefina, constatou a infestação.

A pasta informou, em nota, que está em contato com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) para “juntos elaborarem um plano de ação para minimizar os danos causados pelos gafanhotos, bem como das queimadas neste período de seca”.

Espécie comum

O Indea-MT, por sua vez, informou que os gafanhotos são comuns na região e irá monitorar os casos, caso sejam constantes, iniciando procedimentos de controle. 

"Esse gafanhoto encontrado ali é comum, de dentro do país. Se fosse uma espécie externa, como é o caso da Argentina, a gente daria um tratamento de praga quarenenária. Ele tem controle registrado aqui, produtos agrotóximos que fazem manutençao de populaçao dele", 
explica o diretor técnico do Indea-MT, Renan Tomazeli. 

Alguns fatores podem ter contribuído para esse desequilíbrio, como as queimadas, seca forte, período de calor excessivo. "Isso acelera a reprodução das pragas em geral", complementa o especialista. 

Nuvens de gafanhotos passaram a preocupar o Brasil, especialmente agricultores da região Sul, devido à previsão de que, poderiam se deslocar da Argentina. Em julho, no entanto, o MAPA chegou a descartar a hipótese.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet