Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
16:38:47
informe o texto

Notícias / Política

01/09/2020 às 14:30

Governador veta PL que garantia hospedagem em hotéis a vítimas de violência doméstica

A mensagem foi publicada no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso (Iomat), que circula nesta segunda-feira (31).

Eduarda Fernandes

Governador veta PL que garantia hospedagem em hotéis a vítimas de violência doméstica

Foto: Reprodução

O governador Mauro Mendes (DEM) vetou o Projeto de Lei nº 352/2020, que previa a disponibilização de quartos em hotéis para abrigar mulheres vítimas de violência doméstica. A mensagem foi publicada no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso (Iomat), que circula nesta segunda-feira (31).

A Procuradoria-Geral do Estado se manifestou pelo veto total ao projeto de lei por entender que o texto possui inconstitucionalidade formal por vício de iniciativa, tendo em vista que cria obrigações, inclusive financeiro-orçamentárias, ao Poder Executivo. A PGE apontou também inconstitucionalidade material por ausência de estudo e previsão de impacto orçamentário.

Leia também - Projeto para abrigar mulheres vítimas de violência doméstica em hotéis é aprovado na AL

“Essas, Senhor Presidente, são as razões que me levaram a vetar integralmente o Projeto de Lei nº 352/2020, as quais ora submeto à apreciação dos membros dessa Casa de Leis”, disse Mauro na mensagem encaminhada ao presidente da Assembleia, que atualmente está sob condução do deputado estadual João Batista (Pros).

A medida foi proposta pelo deputado Dr. Eugênio (PSB) e teria validade durante o período de pandemia do novo coronavírus. Conforme o parlamentar, o encaminhamento das mulheres vítimas de violência doméstica e seus filhos deveria ser feito pelas Delegacias Especializadas de Defesa da Mulher, bem como outros centros de atendimento a mulher vinculados a administração pública.

O PL também estabelecia a concessão de auxílio de renda básica temporária e emergencial para essas mulheres, desde que não estejam contempladas por outros programas ou auxílios de caráter emergencial.

 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet