Cuiabá, quinta-feira, 18/04/2024
20:55:01
informe o texto

Notícias / Polícia

01/09/2020 às 15:09

Saiba como proteger o Whatsapp de estelionatários

Em Mato Grosso, a clonagem de Whatsapp é a modalidade do crime de estelionato mais praticado pelos criminosos

Luzia Araújo

Saiba como proteger o Whatsapp de estelionatários

Foto: Reprodução

Os estelionatários estão a cada dia mais ousados e utilizando da tecnologia para fazer novas vítimas. Um exemplo disso, é o golpe aplicado pelos criminosos pelo Whatsapp, no qual o estelionatário realiza a clonagem da conta e finge ser o usuário para conseguir benefícios, como dinheiro.

Em Mato Grosso, a clonagem de Whatsapp é a modalidade do crime de estelionato mais praticado pelos criminosos. Um levantamento feito pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) o apontou que o crime de estelionato aumentou 16 % Mato Grosso. De janeiro a junho, 4.305 pessoas caíram em algum golpe de estelionato no Estado, enquanto que  no mesmo período de 2019, foram registradas 3.727.

Na lista de modalidades do crime ainda aparecem o uso indevido de dados pessoais (15,7%), boleto falso (10.7%), golpe por sites de comércio eletrônico (8,4%), venda simulada/produto não entregue (7,4%), golpe por redes sociais (6,6%), cartão clonado (6.6%), site falso (1,9%), golpe por contato telefônico - funcionário bancário (0.8%) e golpe do falso sequestro (0,4%), dentre outros.

Os dados são da Superintendência do Observatório da Violência da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) e correspondem ao total de Boletins de Ocorrências (BO’s) registrados em todo o estado.

Por isso, as forças de segurança orientam que os usuários de whatsapp tomem alguns cuidados para não caírem no golpe de clonagem do app. A própria ferramenta de mensagem oferece a verificação em duas etapas com um código pessoal, que pode ser ativado para maior segurança das informações pessoais. A configuração é feita no celular em menos de um minuto. 

Outra maneira de aumentar a segurança do celular é disponibilizar a foto do perfil somente para as pessoas que fazem parte do contato, que não aquelas que estão na agenda. 

Aprenda como melhorar a segurança do aplicativo no tutorial a seguir: 

1. Ativar o código de verificação em duas etapas

Passo 1. O código de verificação em duas etapas permite adicionar uma senha “extra” para ativar seu WhatsApp, que é solicitada no aplicativo ao reinstalá-lo ou esporadicamente, para garantir a privacidade. Para ativar, pressione o menu do topo do WhatsApp e selecione “Configurações”.



Passo 2. Em seguida, toque em “Conta” e selecione “Verificação em duas etapas”.


Passo 3. Pressione no botão de “Ativar”. Em seguida, será necessário adicionar um código pessoal com seis dígitos (criado por você) e depois digitá-lo novamente para confirmar. Toque em “Avançar” em cada etapa.


Passo 4. Se preferir, adicione também um e-mail pessoal para recuperação do acesso e, ao final, confirme em “Concluído”.



2. Disponibilizar foto do perfil somente para pessoas do contato

Passo 1. Acesse as configurações do WhatsApp. Para isso, toque sobre o botão no canto superior direito da tela e, no menu do aplicativo, toque em "Configurações".




Passo 2. Na tela de configurações, abra "Conta" e toque em "Privacidade".




Passo 3. Toque em "Foto do perfil" e marque o item "Meus contatos"


Com informações do TechTudo
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet