Cuiabá, quinta-feira, 18/04/2024
03:14:58
informe o texto

Notícias / Política

02/09/2020 às 10:02

Mauro Mendes descarta apoiar Leitão ao Senado e escancara racha no DEM

Declaração foi feita durante a inauguração da ampliação do Hospital Regional de Cáceres.

Eduarda Fernandes

Mauro Mendes descarta apoiar Leitão ao Senado e escancara racha no DEM

Governador Mauro Mendes

Foto: Marcos Vergueiro / Secom-MT

O governador Mauro Mendes (DEM) descartou definitivamente qualquer possibilidade de vir apoiar a pré-candidatura do ex-deputado federal Nilson Leitão (PSDB) ao Senado Federal. Disse estar dividido entre o vice-governador Otaviano Pivetta (PDT) e o senador interino Carlos Fávaro (PSD).

“Eu não tenho nada contra o Nilson Leitão, até tenho ele em alta estima, mas eu não posso apoiar quem não me apoiou. Carlos Fávaro me apoiou, Pivetta me apoiou, um desses dois vai ter o meu apoio”, assegurou em entrevista à imprensa, durante a inauguração da ampliação do Hospital Regional de Cáceres.

O posicionamento acentua ainda mais a crise interna no Democratas, cuja ala da família Campos colocou o ex-governador Julio Campos na primeira suplência de Leitão, mesmo sem o aval da Executiva do partido. “Nós temos que defender a liberdade da livre expressão, da livre manifestação de opiniões. Isso é pilar da democracia. Porém, o DEM não é feito pelo Júlio, pelo Jayme, pelo Dilmar, que sozinhos decidiram isso. Nós temos 70 membros do Democratas que precisam ser respeitados e a eles cabem essa decisão”, endureceu Mauro.

Leia também - Mesmo sem o aval da Executiva do DEM, Julio é lançado suplente de Leitão

Na entrevista, o governador destacou que Pivetta é amigo há mais de 10 anos. Esteve com ele nas eleições de 2008 quando Mauro perdeu a disputa pela Prefeitura de Cuiabá, em 2010 na corrida malsucedida pelo Governo, em 2012 quando foi eleito prefeito da Capital, e em 2018, quando foi eleito governador.

“Esteve comigo, trabalhamos, acreditamos no projeto Pedro Taques, que lamentavelmente frustrou a nós e frustrou grande parte da população de Mato Grosso. Nos unimos em 2018, estamos juntos no governo. Ele manifestou esse desejo e eu, como seu amigo, respeitei esse desejo. Ele está construindo, vamos ver até as convenções quem realmente continua no processo eleitoral”.

Fávaro, por sua vez, Mauro disse conhecer a menos tempo, porem estiveram juntos também na eleição passada. O governador elogiou o desempenho de Carlos como senador interino e avalia que ele está mostrando grande aptidão para exercício do cargo. Além disso, destacou que o parlamentar tem conhecimento e foi vice-governador ligado ao setor do agronegócio.

“E eu tenho motivo para votar nos dois, para apoiar os dois. Não vou poder fazer isso. Vamos esperar um pouco de tempo, esperar as definições para a gente saber o que efetivamente a gente vai fazer, mas essa não é minha prioridade”, pontuou Mauro ao enfatizar que seu foco é continuar governando Mato Grosso e não fazer política.

Um fator que pode influenciar a decisão de Mauro Mendes é que o grupo do governador, liderado pelo secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, o está pressionando a apoiar Fávaro. Querem que Pivetta desista de disputar o pleito que ocorre em novembro deste ano para facilitar o apoio do chefe do Executivo Estadual à candidatura do senador interno.

“Falam muita merda”

Ainda na entrevista à imprensa durante a inauguração da ampliação do Hospital Regional de Cáceres, o governador foi questionado sobre rumores que correm nos bastidores do Democratas de que ele estaria sendo taxado de “morcego do DEM”. Sem citar nomes, Mauro Mendes cobrou e garantiu que não irá agir com ninguém com falta de respeito.

“Eu sou governador do Mato Grosso, me dou ao respeito e gostaria que as pessoas se respeitassem. Isso vale para qualquer um que fica nos bastidores falando merda. Dentro do DEM, fora do DEM, dentro do partido, na vida. As pessoas falam muita merda sem saber do que estão falando. Elas precisam aprender a ter mais respeito para cobrar respeito”.


 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet