Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
17:12:41
informe o texto

Notícias / Judiciário

02/09/2020 às 10:41

Madrasta suspeita de matar enteada envenenada será julgada no Tribunal do Júri

Em decisão proferida nessa terça-feira (1), o magistrado também renovou a prisão preventiva da madrasta.

Eduarda Fernandes

Madrasta suspeita de matar enteada envenenada será julgada no Tribunal do Júri

Mirella Chue

Foto: Arquivo Pessoal

O juiz Jurandir Florêncio de Castilho Júnior, da 14ª Vara Criminal de Cuiabá, proferiu a sentença de pronúncia na ação penal que investiga se Jaira Gonçalves de Arruda matou envenenada a enteada Mirella Poliana Chuê de Oliveira, aos 11 anos de idade. Em decisão proferida nessa terça-feira (1), o magistrado também renovou a prisão preventiva da madrasta.

Ao Leiagora, o advogado que acompanha a família de Mirella, Luciano Augusto Neves, explica que antes que o julgamento aconteça de fato há todo o trâmite a ser seguido. “Depois que sai a pronúncia tem recurso de ambas as partes. Após o Tribunal de Justiça analisar esses recursos, ainda cabe recurso para o Superior Tribunal de Justiça. Então, ainda temos um caminho longo a seguir”.

Leiagora - Madrasta suspeita de envenenar Mirella será interrogada por videoconferência nesta quarta

Um dos motivos que levará a essa interposição de recursos é que o juiz não reconheceu uma das qualificadoras (um fator que pode aumentar ou diminuir a pena da madrasta, caso condenada). Diante disso, o Ministério Público Estadual recorreu ao TJMT com um Recurso em Sentido Estrito. Além disso, é provável que a defesa de Jaira também recorra pedindo a impronúncia dela, ou seja, para evitar que ela seja julgada pelo Tribunal do Júri.

Luciano Neves adianta que, caso todo esse trâmite siga de forma célere, ainda assim o julgamento deverá ocorrer somente no próximo ano, após o processo na 14ª Vara transitar em julgado. “E só vai andar nessa velocidade porque nós estamos trabalhando com bastante empenho no sentido de fazer cumprir os prazos. A promotora do caso tem sido muito eficiente nas teses dela, nas peças que ela apresenta, muito célere. O MP está fazendo um trabalho maravilhoso, mas é processo penal. Ele tem todos esses prazos, essas publicações. Complicou um pouco com a pandemia. Então tudo isso acaba contribuindo para que haja esse atraso, mas de toda sorte, estamos até caminhando bem”.

Até que o julgamento aconteça, o advogado trabalhará para que Jaira permaneça presa. Ela está na Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May, em Cuiabá, desde setembro de 2019.

Em entrevista ao Leiagora, a avó de Mirella, Claudina Chue, que lidera toda a batalha por Justiça pela morte da neta, fala que já esperava a pronúncia da sentença. “Sinto que a Justiça está sendo feita. Seja pelas mãos de Deus ou do homem, sempre acredito na Justiça. Sempre tive fé, certeza que a Justiça divina será feita. E agradeço o juiz por ele ter feito a Justiça”, comenta emocionada, não contendo as lágrimas.

“A emoção é grande quando a gente fica sabendo que a Justiça está sendo feita, que ela vai para o Júri. A gente tem que lutar, por mais que a minha neta não vá voltar mais... E temos que acreditar em Deus para que tenhamos força e coragem para seguir em frente, mas está difícil”, conclui sem conseguir mais falar pela emoção.

Entenda o caso
A motivação para o assassinato de Mirella, segundo a investigação policial, foi a herança da menina, avaliada em R$ 800 mil, montante que só seria liberado quando ela completasse 18 anos. O valor é decorrente de uma ação indenizatória por conta da morte da mãe, que ocorreu logo após o parto de Mirella, por erro médico.

A investigação constatou que Mirella foi envenenada ao longo de dois meses, até que em 13 de julho de 2019, às 15h17, não resistiu à intoxicação pelo inseticida Carbofurano e morreu em um hospital particular de Cuiabá. A menina já havia sido internada várias vezes antes disso.

À época, a causa da morte era considerada indeterminada, mas exames apontaram que no sangue da criança havia duas substâncias, sendo uma delas um veneno que provoca intoxicação crônica ou aguda e a morte. Para os investigadores, ficou claro que o crime foi premeditado e praticado no decorrer dos dois meses.

Jaira, então, foi indiciada em novembro pela Delegacia Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Deddica) por homicídio duplamente qualificado, praticado por envenenamento e motivo torpe. O caso foi encaminhado à Justiça e resultou num processo que tramita em segredo de Justiça na 14ª Vara Criminal de Cuiabá, sob condução do juiz Jurandir Florêncio de Castilho Júnior.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet