Cuiabá, sábado, 20/04/2024
00:12:27
informe o texto

Notícias / Política

02/09/2020 às 16:14

​Rosa Neide cobra discussão ambiental na Câmara após queimadas no Pantanal

A deputada citou que em 2020 já foram registrados no Pantanal o maior número de focos de calor em toda a história

Leiagora

​Rosa Neide cobra discussão ambiental na Câmara após queimadas no Pantanal

Foto: Assessoria

Em discurso no plenário virtual da Câmara, na terça-feira (1º), a deputada federal Professora Rosa Neide (PT) denunciou as queimadas que vêm consumindo Mato Grosso ao longo dos últimos meses. A petista cobrou que o Parlamento coloque a agenda ambiental como prioridade de discussão e encaminhamento.

Rosa Neide citou que em 2020 já foram registrados no Pantanal o maior número de focos de calor em toda a história. “Estamos passando por um sofrimento muito grande. Não há precedentes na história do que está acontecendo com o bioma Pantanal”, lamentou.

Somente no mês de agosto foram registrados mais de 3.200 focos de calor no Pantanal. “A vegetação sendo varrida, os animais a flora, muitas das espécies que só existem no pantanal sendo aniquiladas pelo fogo”, complementou a parlamentar.

A deputada citou ainda que, recentemente, os focos de queimadas atingiram a Área de Preservação Ambiental (APA) de Chapada dos Guimarães, tendo  o fogo atingido uma área superior a cinco mil campos de futebol. Com isso, as cidades do entorno têm sofrido com a fumaça que se espalha.

“Cuiabá está imersa na fumaça. Não enxergamos um palmo na frente do corpo por causa da fumaça. Idosos e crianças sofrendo com as queimadas”, denunciou.

Imagem de MT no mundo
"Mato Grosso é o Estado que mais exporta grãos. Como fica a situação de nosso Estado no cenário mundial? Como ficam Ásia e Europa nos olhando e vendo nossa Capital imersa na fumaça vendo nosso Estado pegando fogo literalmente?", questionou.

Rosa Neide encerrou o discurso cobrando que a Câmara se debruce sobre a pauta ambiental e criticou o governo Bolsonaro por incentivar o desmatamento ilegal e as consequentes queimadas. “O atual governo deu o caminho, fez o mote dizendo que era para fazer o dia do fogo e Mato Grosso está sendo destruído pelo fogo”, finalizou.

 
Da assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet