Cuiabá, terça-feira, 16/04/2024
12:09:47
informe o texto

Notícias / Geral

03/09/2020 às 13:19

CGE aprimora planejamento de auditoria baseado em riscos

Com 16 horas de duração, o curso online foi conduzido por auditor federal da CGU e teve a participação de 32 auditores do Estado

Leiagora

CGE aprimora planejamento de auditoria baseado em riscos

Foto: Ligiane Silveira/CGE

Aprimorar a etapa de planejamento de auditorias segundo padrões reconhecidos internacionalmente. Este foi o objetivo da capacitação em planejamento de auditoria baseada em riscos, promovida na última semana pela Controladoria Geral do Estado (CGE-MT).

Com 16 horas de duração, o curso aconteceu na modalidade online (pela plataforma Zoom) e teve a participação de 32 auditores do Estado, entre eles o secretário adjunto e todos os superintendentes da Secretaria Adjunta de Controle Preventivo e Auditoria.

"Participar do curso junto com 32 auditores me trouxe a certeza de que há um alinhamento de propósitos entre o que a gestão da CGE está propondo de modelo de atuação, ao que os auditores buscam realizar na operacionalização das auditorias e também ao que orientam as normas e procedimentos internacionais de auditoria. É certo que ainda há um percurso a ser percorrido, mas estamos no caminho certo", destacou o secretário adjunto de Controle Preventivo e Auditoria da CGE-MT, José Alves Pereira Filho.

No curso, foram apresentadas as principais práticas profissionais reconhecidas internacionalmente que podem ser adotadas na fase de planejamento de auditoria, com o objetivo de conhecer as áreas da organização mais expostas aos riscos, identificar e analisar os riscos mais significativos, examinar como esses riscos são gerenciados pela administração e definir os objetos de atuação com foco nos riscos mais significativos.

Na prática, foram desenvolvidas atividades de construção da visão geral do objeto, identificação, avaliação e tratamento dos riscos, avaliação de controles internos, definição de riscos residuais a serem priorizados, elaboração de matriz de planejamento, instrumentos de coleta de dados e do projeto de auditoria, de modo que o trabalho possa agregar valor e auxiliar as organizações públicas a atingirem seus objetivos.

O curso foi conduzido pelo auditor federal da unidade regional da Controladoria Geral da União (CGU) em Mato Grosso, Kleberson Souza, por demanda da própria equipe da Superintendência de Auditoria da CGE-MT.  "O Kleberson é um grande parceiro da CGE e um dos maiores estudiosos de auditoria, não poderia ter sido escolhido instrutor melhor. Sei que muito do que fazemos na CGE está alinhado com o que ele apresenta em seu curso, pois muito do que estruturamos aqui foi objeto de debate entre nossos líderes e os outros órgãos de controle", ressaltou o secretário-controlador geral do Estado, Emerson Hideki Hayashida.

Como resultado, a capacitação proporcionará o aprimoramento da competência dos auditores da CGE-MT para utilizarem a abordagem baseada em risco no planejamento de auditoria, contribuindo para a entrega de trabalhos mais efetivos para o Estado de Mato Grosso, de modo a melhor agregar valores aos serviços públicos.

“A CGEMT tem sua atuação pautada em práticas profissionais aplicadas à atividade de auditoria governamental. Entretanto, o modelo apresentado no curso complementa e pode aperfeiçoar a fase de planejamento individual dos trabalhos de auditoria, alinhado aos padrões reconhecidos internacionalmente, ao apresentar um conjunto de etapas sequenciais para realização dos trabalhos. Na prática, irá resultar em trabalhos mais aderentes aos objetivos estratégicos das organizações, contribuindo para a boa e regular gestão dos recursos públicos em benefício da sociedade mato-grossense”, pontuou o auditor federal e facilitador da capacitação, Kleberson Souza.

Para o auditor do Estado Paulo Farias Nazareth Netto, ficou evidenciado na capacitação que a forma de atuação e a metodologia de mensuração de riscos da CGE-MT estão alinhadas às normas internacionais e são consideradas uma referência nacional entre os órgãos de controle interno.

“Em áreas como o controle preventivo, por exemplo, temos um nível de maturidade muito elevado, atendendo de forma significativa a Estrutura Internacional de Práticas Profissionais, que é a base conceitual que organiza as informações oficiais promulgadas pelo Instituto de Auditores Internos – IIA. Evidentemente, algumas atividades podem e devem ser melhoradas. E a CGE tem envidado esforços neste sentido. Os trabalhos de auditorias programadas, por exemplo, vêm passando por um processo de otimização, padronização e documentação desde o início de 2020, com o intuito de se alinhar com as melhores práticas profissionais. O curso de planejamento de auditoria baseado em riscos foi uma amostra deste esforço evolutivo”, comentou o auditor Paulo.

 
Assessoria CGE
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet