Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
11:26:44
informe o texto

Notícias / Política

04/09/2020 às 11:30

Senadores criam Comissão Especial e devem visitar pantanal em chamas

A comissão de senadores deve começar a visita pela região de Poconé, onde há muitos focos de queimadas.

Leiagora

Senadores criam Comissão Especial e devem visitar pantanal em chamas

Foto: Mayke Toscano / Secom-MT

O Senado Federal deve criar uma Comissão Especial para acompanhar a situação do bioma pantanal, ameaçado pelo fogo. A proposta é do senador Wellington Fagundes (PL-MT), membro da Comissão de Meio Ambiente do Senado, e deve incluir senadores de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A votação será na terça-feira (8).

Em seguida, os senadores devem visitar a região para verificar ‘in loco’ a situação das queimadas, que já consumiram 560 mil hectares nos últimos 40 dias somente na parte norte. A comissão de senadores deve começar a visita pela região de Poconé, onde há muitos focos de queimadas.

A fumaça tem invadido as cidades e provocando o aumento considerável de doenças respiratórias. Na quarta-feira (2), Wellington se reuniu em café da manhã com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre. Eles conversaram da importância da criação dessa Comissão e da necessidade de envolver o máximo de organizações voltadas ao interesse de proteger o bioma. 

A proposta é verificar com vários segmentos (cientistas, organizações não governamentais, proprietários rurais e comunidades tradicionais), qual a origem do problema e o que pode ser feito para evitar as queimadas criminosas e desenvolver ações para o desenvolvimento sustentável da região.

Mesmo caracterizado como um bioma que possui estações seca e chuvosa fortemente demarcadas, com maior frequência de focos de incêndio no período da seca (agosto a outubro), o aumento do registro de queimadas entre os meses de janeiro a agosto de 2020 (não somente no Pantanal, mas também na Amazônia Legal) em comparação com os anos anteriores, tornou-se um dos assuntos mais discutidos no Brasil e no exterior, tendo em vista os riscos para o meio ambiente e a biodiversidade desses ecossistemas únicos. 

O Pantanal, apesar de sua importância ambiental e seu potencial turístico, possui apenas 4,6% de seu território protegido por unidades de conservação, segundo o Ministério do Meio Ambiente (MMA). No entanto, 80% da área desse bioma encontra se preservado.  Além disso, o senador cita que o bioma representa uma das mais importantes reservas da biosfera do mundo e atrai, por suas belezas, milhares de visitantes por ano. “Estamos falando de um patrimônio da Humanidade” - citou. 

O trabalho de combate aos incêndios no Pantanal envolve 110 agentes públicos. Entre eles, brigadistas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Outros 200 brigadistas voluntários também estão na região.

 
Da assessoria 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet