Cuiabá, terça-feira, 23/04/2024
08:24:06
informe o texto

Notícias / Geral

06/09/2020 às 11:29

Nove focos são responsáveis por quase 70% das queimadas no Pantanal em MT

Dos nove, cinco focos estão em imóveis inscritos no Cadastro Ambiental Rural (CAR); fogo já consumiu 9% do bioma no estado

Maria Clara Cabral

Nove focos são responsáveis por quase 70% das queimadas no Pantanal em MT

Foto: Mayke Toscano / Secom-MT

Nove pontos iniciais de incêndios foram responsáveis pelo incêndio de cerca de 324 mil hectares no Pantanal, cerca de 68% de todos os focos de calor do bioma em Mato Grosso, desde o início do período proibitivo de 1º de julho, que segue até 30 de setembro.

A análise de origem realizada pelo Instituto Centro de Vida (ICV) mostra que um número pequeno de queimadas pode resultar em uma grande área incendiada, devido ao fogo que se alastra com rapidez diante condições climáticas e dificuldade de combate.

“O que também acabou levando a um número elevado de focos de calor no período”, aponta Vinícius Silgueiro, coordenador do ICV.



Dos nove pontos, cinco estão em imóveis cadastrados no Cadastro Ambiental Rural (CAR) e três em áreas não cadastradas e um na TI Perigara, a terra indígena proporcionalmente mais impactada em todo o estado com 75% do território atingido. 

No dia 17 de agosto, sete das nove áreas de incêndios ainda estavam ativas.



Os dados de focos de calor no estado são Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e são compilados pelo Monitor de Queimadas, plataforma de monitoramento lançada em julho pelo ICV. A metodologia implementada combina os dados dos focos de calor e a interpretação de sequência de imagens de satélite.

Fogo já consume 9% do bioma no estado

Considerada a proporção entre área queimada e o extensão total, o Pantanal foi o bioma que mais sofreu pela ação do fogo: as chamas, que atingiram 560 mil hectares, já consumiram 9% do bioma no estado.

Conforme o ICV, trata-se de uma área nove vezes maior que todo o desmatamento ocorrido na região nos últimos dois anos, que somou 59.950 hectares desmatados nos anos de 2018 e 2019.

O estudo também mostrou que 95% do fogo no bioma incidiu sobre áreas de vegetação nativa.

LEIA MAIS: Perícia constata que incêndio em reserva no Pantanal foi provocado por ação humana
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet