Cuiabá, quinta-feira, 18/04/2024
21:46:59
informe o texto

Notícias / Política

04/09/2020 às 17:00

Após saída de Pivetta, Barranco tenta trazer PC do B e quer Maria Lucia na suplência

Data a convenção será definida em reunião remota realizada nesta sexta-feira (4), da qual deve participar o ex-presidente Lula.

Eduarda Fernandes

Após saída de Pivetta, Barranco tenta trazer PC do B e quer Maria Lucia na suplência

Valdir Barranco

Foto: Gabriella Arantes / Leiagora

O Partido dos Trabalhadores (PT) continua buscando o apoio de outras siglas de esquerda para a candidatura do deputado estadual Valdir Barranco, presidente da partido em Mato Grosso. 

O parlamentar aproveitou a saída do vice-governador Otaviano Pivetta (PDT) do cenário e agora buscar atrair o PCdoB, oferecendo inclusive, a suplência para a ex-reitora da UFMT, Maria Lúcia Cavalli Neder, que inclusive pleiteou a vaga de senadora em 2018 e obteve uma votação expressiva de 172.259 votos. 

Além da legenda comunista, o PT busca apoio do Rede Sustentabilidade, que ficaria com a vaga de segundo suplente. Apesar das conversas, Barranco diz que ainda não há nada definido. Quando ele oficializou seu nome em março para  a disputa, o deputado saiu com chapa pura. 

Na época, PCdoB chegou a manter conversas com Barranco, mas acabou seguindo com Pivetta, mesmo sem vaga na chapa. 

Sobre a convenção, Valdir Barranco explica que será realizada uma reunião remota ainda nesta sexta-feira (4), via internet, e deve contar com partição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, “que trará muita força e apoio à nossa campanha. Teremos uma chapa forte construída com a participação popular, com apoio ou não de outros partidos. Estou certo de que desta vez Mato Grosso terá no Senado um representante do povo e não mais do agronegócio”, disse o deputado.

Cargo na AL

Barranco vai se licenciar de suas funções na Assembleia Legislativa no dia 30 deste mês e só deve retornar ao parlamento, caso não vença as eleições, em 1º de dezembro. Em seu lugar assume o professor Henrique Lopes (PT), que em 2018 obteve 18.300 votos ficando na primeira suplência do parlamentar.

Eleição
A eleição suplementar está marcada para 15 de novembro, mesma data das eleições municipais para vereadores e prefeitos. É o que determina a Emenda Constitucional 107/2020 que marcou o dia 16 de setembro como data limite para realização das convenções partidárias.

 
Com informações da assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet