Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
12:35:07
informe o texto

Notícias / Política

11/09/2020 às 11:00

Conheça Gisela Simona, única mulher na disputa pela Prefeitura de Cuiabá

Na eleição municipal, o Pros conta com 38 pré-candidatos a vereadores, sendo 15 mulheres.

Eduarda Fernandes

Conheça Gisela Simona, única mulher na disputa pela Prefeitura de Cuiabá

Gisela Simona

Foto: Assessoria

Única pré-candidata mulher na disputa pelo comando da Prefeitura de Cuiabá - e podendo ser a primeira eleita na história-, Gisela Simona (Pros) pode representar um marco na política cuiabana. Em entrevista ao Leiagora, ela fala como estão as articulações para definir o arco de aliança, as bandeiras que pretende levantar, os projetos para a Capital, bem como sobre a responsabilidade de representar o eleitorado feminino.

Gisela, que chegou a lançar candidatura ao Senado em março, recuou devido à mudança no cenário, tendo em vista que na época o Pros poderia dedicar apoio e estrutura exclusivos à sua candidatura e agora ela divide isso com outras cinco mil candidaturas municipais no país. "Ademais, minha base eleitoral está em Cuaibá. Participei das eleições de 2018 e 33 mil dos 50 mil votos que tive foram de Cuiabá. Por que não começar na minha cidade? Foi tudo isso que pesou na minha decisão". 

Quando deu entrevista ao Leiagora esta semana, Gisela ainda não havia definido quem seria seu vice, fato que ocorreu na noite dessa quinta-feira (10), quando o maestro Fabricio Carvalho (PDT) recuou da disputa para compor com a advogada. Na época, ela chegou adiantar que estaria conversando já com o PDT e a Rede Sustentabilidade, além do Cidadania e o DC.

Leia também - Pros confirma apoio à pré-candidatura de Euclides ao Senado

Agora, além do PDT, Gisela já tem certa a aliança com o Avante, que lançará o advogado Euclides Ribeiro ao Senado. O apoio mútuo entre as pré-candidaturas foi selado em evento realizado no último dia 26.

Na eleição municipal, o Pros conta com 38 pré-candidatos a vereadores, sendo 15 mulheres.

Eleitorado feminino

Hoje, mais de 50% do eleitorado é composto por mulheres. Na contramão disso, historicamente são as mulheres que registram maior índice de abstenção.  Além disso, mulheres ainda são minoria na polític.a Questionada sobre o que fazer para mudar esse cenário, Gisela responde que sua pré-candidatura já é uma amostra dessa mudança.

“Acredito que vamos fazer grande diferença nessas eleições exatamente pelo voto das mulheres. Hoje, nas ruas e redes sociais, quem mais vem até mim são mulheres. Essa mudança está acontecendo. Vejo muito isso nas pré-candidatas a vereadoras, não só do meu partido, para o empoderamento da mulher precisamos ter espaço de fala”, defende.

Gisela avalia que Cuiabá ainda está muito atrasada nesse sentido, pelo fato de nunca ter tido uma prefeita mulher. Ela cita como exemplo a Câmara de Vereadores, que está encerrando um mandado sem nenhuma mulher no parlamento, “o que é lamentável”.

“Essas eleições podem ser um grande marco. Gostaria muito que isso acontecesse. E quem sabe vamos nos surpreender com mais mulheres como cabeça de chapa. Torço para isso. Senão, estarei aí. É um desafio representar a mulher nessa eleição”, acrescenta.

Projetos

Gisela critica a política voltada apenas para o estereótipo da mulher mãe e dona de casa, sem amparar a mulher que é chefe de família. “Hoje temos mulheres em funções primordiais, como chefe de família. Criar uma secretaria da mulher é o de menos, precisamos ter mulheres nos mandatos. Segundo que precisamos de politicas públicas que coloquem a mulher em papel de destaque. Por exemplo, dentro dos projetos de geração de emprego e renda, a mulher tem que ser contemplada nisso também”.

E é nesse contexto que Gisela fala sobre projetos de aumentar o número de creches e escolas em período integral. “Para ela sair de casa e poder trabalhar, ela precisa deixar o filho em segurança”.

Com relação ao câncer de mama, a pré-candidata aponta que não há politica publica na saúde voltada a amparar a mulher durante todo o ciclo da doença, da prevenção ao pós-cirúrgico, “que afeta e muito a autoestima da mulher”.

Sobre a recuperação da economia após a pandemia, Gisela defende que seja traçado qual é o verdadeiro perfil econômico de Cuiabá. “Não podemos mais ter esse negócio de ‘Capital do agronegócio’, porque aqui não tem o agronegócio de forma forte. Cuiabá é um grande prestador de serviço, e precisamos nos transformar em um prestador de serviços de excelência”.

Neste contexto, ela pretende estimular que Cuiabá seja um centro de profissionalização e ofereça bons cursos de capacitação, de maneira que o cidadão não precise buscar em outros Estados essa especialização.

Quanto ao turismo ribeirinho, a pré-candidata pretende explorar o setor, também como forma de reaquecer a economia local. Para tanto, ressalta que é necessário resolver a questão do esgoto que é despejado no Rio Cuiabá. “Vamos estamos voltado para essa questão do emprego e renda, do primeiro emprego aos jovens. Essas são bandeiras que queremos levantar para poder de fato colocar a nossa cidade num rumo de crescimento novamente”.

Apoio Nacional
Gisela diz que a cúpula nacional do Pros está confiante em sua pré-candidatura e declarou apoio partidário e estrutural. Além de Cuiabá, a sigla ofertou apoio também às pré-candidaturas de Fortaleza-CE e Palmas-TO.

Campanha
Com relação à campanha, Gisela, assim como os demais players, deve apostar na comunicação digital, tendo em vista ainda o cenário pandêmico que assola o país. Ciente das medidas de biossegurança que precisará seguir, a exemplo da limitação de 200 pessoas nas reuniões partidárias, ela mantém apreço pelo contato mais próximo com o eleitorado, “de conversar, olhar no olho”.

“A pandemia não acabou. Essa situação do contato pessoal vai ser bastante delicada. É difícil, mas vamos ter que aprender. Vai ser um grande desafio e poucos recursos financeiros. Vamos apostar muito no digital, mas vamos fazer, dentro das limitações dos decretos vigentes, as reuniões”, garante.

Gisela promete uma campanha propositiva. A pré-candidata observa que cada adversário tem um tipo de perfil, alguns partem para o ataque, outros agem na defensiva, mas ela prefere evitar o confronto direto e diz estar preparando propostas para apresentar ao povo cuiabano.

“Acreditamos que possa surgir alguma recomendação da Justiça Eleitoral em relação à distribuição de material de campanha devido à pandemia. Estamos esperando ver se terá regras novas. Por exemplo, hoje já é possível fazer reunião com 200 pessoas. Então é claro que terá que aumentar o número de reuniões”, cita.

A convenção do Pros de Cuiabá está marcada para este sábado (12), às 15h, no Hotel Fazenda Mato Grosso. A cerimônia também será transmitida online.

Abstenção
A ausência do eleitor nas urnas, seja por falta de interesse ou por decepções políticas, é um fator que preocupa Gisela e ela acredita que aos demais pré-candidatos também. Por isso, ela pede que independente de quem seja o candidato escolhido, que a população vá às urnas. E que antes disso pesquise a vida dos candidatos, a história de trabalho de cada um.

“O povo cuiabano é honesto, tem que ser representado por alguém que tenha este perfil. A gente não suporta mais o famoso ‘rouba, mas faz’. O povo quer um gestor de mãos limpas, transparentes. Não podemos mais repetir as cenas que estamos vendo, secretários afastados, denúncias de corrupção, a cena do paletó que é muito forte para quem valoriza honestidade. É muito pesado ter uma representação como essa”, analisa.

Gisela também pede que a população reflita bem sobre suas escolhas e tenha em mente que politicas públicas estão presente na vida do cidadão, mesmo ele não querendo. “Por mais que você fale que não goste de politica, mas todo mundo precisa de um pronto socorro, por exemplo. Quando temos uma queimada urbana, precisamos também da Defesa Civil estruturada ou sofremos as consequências. Enfim, é o papel do poder público que precisa ser mais eficiente”.

Perfil
Cuiabana, advogada pela Unemat, pós-graduada em Direito do Consumidor, Gisela Simona tem amplo conhecimento na área e assumiu a carreira de conciliadora de Defesa do Consumidor do Procon em 2001. 

Em 2013, assumiu a presidência da Associação Brasileira de Procons (PROCONSBRASIL)  e exerceu dois mandatos. Foi quando passou  a integrar a Comissão Nacional de Proteção ao Consumidor e Acesso à Justiça do Ministério da Justiça, composta também pelo Conselho Nacional do Ministério Público e Conselho Nacional dos Defensores Públicos Gerais. 

Esteve à frente da Superintendência do Procon-MT entre os anos de 2008 a 2017. Em 2018, participou de sua primeira eleição para deputada federal obtendo 50.682 votos, sendo a mulher, na história política de Mato Grosso, com maior número de votos na Capital do Estado para deputada federal.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet