Cuiabá, terça-feira, 16/04/2024
12:37:24
informe o texto

Notícias / Geral

10/09/2020 às 16:00

ONGs se mobilizam para resgate e tratamento de animais no Pantanal; saiba como ajudar

Iniciativas visam arrecadar medicamentos, alimentos e equipamentos para o Posto de Atendimento Emergencial a Animais Silvestres; também é possível se voluntariar

Maria Clara Cabral

Imagens que se espalham pelas redes sociais mostram milhares de animais silvestres carbonizados ou com partes do corpo queimados pelo fogo que toma conta do Pantanal nas últimas semanas. Conforme organizações que atuam na região, são milhares de serpentes, lagartos, jabutis, jacarés, tamanduás, macacos e tantas outras espécies que povoam o bioma.

Diante do pior cenário registrado em décadas, diferentes iniciativas estão mobilizadas para tentar amenizar os efeitos das queimadas sob a fauna pantaneira. São diversas as frentes de trabalho que, além do combate e controle do fogo, buscam suprir as necessidades das ações de resgate e tratamento de animais silvestres.

Uma força tarefa coordenada pelo Comitê do Fogo construiu um Posto de Atendimento Emergencial a Animais Silvestres – PAEAS Pantanal. O órgão colegiado reúne diversas instituições do Governo do Estado de Mato Grosso, Governo Federal, entidades de classe, terceiro setor e instituições privadas. Mas ainda é necessário investimento para manter as operações.

Conforme a ONG Ampara Animal, são necessários medicamentos, equipamentos de resgate e uso veterinário, veículos para resgate e alimentação dos animais em reabilitação, além de recursos humanos.


Foto: Ampara Animal 

Como ajudar

A Ampara Animal lançou uma vaquinha online para captar doações em dinheiro para compra dos suprimentos necessários para as atividades de resgate e reabilitação na PAEAS Pantanal. O trabalho é para que os animais resgatados tenham chances de voltar ao seu habitat posteriormente.

O valor mínimo da doação na plataforma é R$25,00 por conta das taxas bancárias; no Paypal é de R$40. Também é possível se voluntariar nas ações da
PAEAS Pantanal, através do cadastro no formulário.

O Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso (CRMV-MT), por sua vez, disponibilizou uma lista de medicamentos para doação (veja aqui). Já o coletivo ‘É o Bicho MT’ está recolhendo doações de frutas para distribuir no Posto e em pousadas nas estradas que cortam o bioma.


Foto: Ampara Animal

Pantanal em chamas

Conforme estudo do Instituto Centro de Vida (ICV), o Pantanal foi o bioma que mais sofreu com as queimadas em Mato Grosso; as chamas já consumiram 9% do bioma no estado, cerca de 560 mil hectares. Isso é nove vezes mais que todo o desmatamento ocorrido na região entre 2018 e 2019, que somou 59.950 hectares.

Conforme a Ampara, os incêndios já consumiram cerca de 820 mil hectares de todo o Pantanal e o cenário é o pior registrado nos últimos 22 anos. Assim, as queimadas já dizimam mais de 10% do bioma, incluindo 32% da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Sesc Pantanal, a maior do país.

Com isso, fauna, flora e comunidades que ali vivem, sofrem diretamente.

As antas, por exemplo, são animais lentos e, por isso,
dificilmente escapam das chamas. Chamadas de “jardineiras da floresta”, esses animais atuam como importantes dispersores de sementes nos ecossistemas onde habitam.

Já animais mais ágeis, como a rara onça-pintada, apesar de conseguirem fugir com mais facilidade, têm suas patas queimadas, inalam a fumaça e, diante de seu habitat destruído, não encontram alimentação ou dormitório.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • WILLIAM van bellen 11/09/2020 às 00:00

    Olá sou veterinário e gostaria muito de me prontificar em ajudar, gostaria de ser voluntário e ajudar na linha de frente !

 
Sitevip Internet