Cuiabá, quarta-feira, 23/09/2020
22:48:21
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

15/09/2020 às 08:16

MT é responsável por quase 70% do algodão exportado pelo Brasil em 2020

De janeiro a agosto, o Brasil escoou 1,02 milhão de toneladas de algodão

Edyeverson Hilario

MT é responsável por quase 70% do algodão exportado pelo Brasil em 2020

Foto: Apipa

De janeiro a agosto, o Brasil escoou 1,02 milhão de toneladas de algodão. Volume que demonstra um avanço de 63,1% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com os dados da Secretaria de Comercio Exterior (Secex).

Mato Grosso, por sua vez, foi responsável por 68,9% do escoamento brasileiro, “enviando ao exterior cerca de 704,75 mil toneladas, incremento de 76,6% no comparativo anual”, informa o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

O informativo ainda indica que os principais compradores da fibra mato-grossense até o momento são a China, Vietnã e Turquia, que juntos representam 52,84% dos embarques do estado. No entanto, a China vem cumprindo com o acordo firmado com os EUA e destinando boa parte da demanda para a pluma norte-americana.

Diante desse cenário, o Imea observa que o próximo ano preocupa, “uma vez que as comercializações para a safra atual e a futura têm ‘andado de lado’ nos últimos meses e com a pandemia ainda limitando o setor têxtil mundial, o produtor poderá ter dificuldades para destinar sua produção”, conclui.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet