Cuiabá, sábado, 26/09/2020
14:06:09
informe o texto

Notícias / Geral

15/09/2020 às 10:45

Fogo já consome 85% de reduto de onças-pintadas em MT; veja avanço

Imagens de satélite mostram que os incêndios avançaram rapidamente no Parque Estadual Encontro das Águas neste mês

Maria Clara Cabral

Fogo já consome 85% de reduto de onças-pintadas em MT; veja avanço

Foto: Getty Images

Mais de 92 mil hectares do Parque Estadual Encontro das Águas já foram consumidos pelo fogo até o último domingo (13). Isso representa 85% da área total da unidade, que tem 108 mil hectares e é conhecida como o maior abrigo de onças-pintadas do mundo.

A análise é do Instituto Centro de Vida (ICV) com base em imagens de satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). As imagens mostram que o fogo atingiu o parque com mais força já em 3 de setembro, se espalhando rapidamente (veja vídeo).

As informações são de que uma frente de queimadas veio avançando pela rodovia Transpantaneira, ao norte do parque, em Mato Grosso, enquanto a outra vem de Mato Grosso do Sul, ao sul.

Conforme o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBM), os primeiros focos identificados nas imediaç
ões foram identificados em 22 de julho. 


A unidade está na área de atuação da Operação Pantanal II, que visa combater o fogo em toda região pantaneira de Poconé. O município está em situação de emergência, decretada por conta das queimadas e período de estiagem. As ações têm equipes de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, FAB, Marinha e ICMBio.

No entanto, ainda conforme o CBM, não é possível precisar quantos profissionais estão fazendo o combate no parque ou quando a equipe adentrou a área, pois variam conforme a demanda.


O Parque Estadual Encontro das Águas cobre uma área rica em cursos de água que apoiam a rica biodiversidade da flora e fauna do Pantanal. Está dividido entre os municípios de Poconé (56,71%) e Barão de Melgaço (43,29%), em Mato Grosso. A ponta noroeste do parque é atravessada pela rodovia MT-060.

LEIA TAMBÉM:
Nove focos são responsáveis por quase 70% das queimadas no Pantanal em MT
ONGs se mobilizam para resgate e tratamento de animais no Pantanal; saiba como ajudar


Parque Estadual Encontro das Águas. Foto: José Medeiros

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet