Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
11:11:39
informe o texto

Notícias / Geral

15/09/2020 às 10:45

Fogo já consome 85% de reduto de onças-pintadas em MT; veja avanço

Imagens de satélite mostram que os incêndios avançaram rapidamente no Parque Estadual Encontro das Águas neste mês

Maria Clara Cabral

Fogo já consome 85% de reduto de onças-pintadas em MT; veja avanço

Foto: Getty Images

Mais de 92 mil hectares do Parque Estadual Encontro das Águas já foram consumidos pelo fogo até o último domingo (13). Isso representa 85% da área total da unidade, que tem 108 mil hectares e é conhecida como o maior abrigo de onças-pintadas do mundo.

A análise é do Instituto Centro de Vida (ICV) com base em imagens de satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). As imagens mostram que o fogo atingiu o parque com mais força já em 3 de setembro, se espalhando rapidamente (veja vídeo).

As informações são de que uma frente de queimadas veio avançando pela rodovia Transpantaneira, ao norte do parque, em Mato Grosso, enquanto a outra vem de Mato Grosso do Sul, ao sul.

Conforme o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBM), os primeiros focos identificados nas imediaç
ões foram identificados em 22 de julho. 


A unidade está na área de atuação da Operação Pantanal II, que visa combater o fogo em toda região pantaneira de Poconé. O município está em situação de emergência, decretada por conta das queimadas e período de estiagem. As ações têm equipes de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, FAB, Marinha e ICMBio.

No entanto, ainda conforme o CBM, não é possível precisar quantos profissionais estão fazendo o combate no parque ou quando a equipe adentrou a área, pois variam conforme a demanda.


O Parque Estadual Encontro das Águas cobre uma área rica em cursos de água que apoiam a rica biodiversidade da flora e fauna do Pantanal. Está dividido entre os municípios de Poconé (56,71%) e Barão de Melgaço (43,29%), em Mato Grosso. A ponta noroeste do parque é atravessada pela rodovia MT-060.

LEIA TAMBÉM:
Nove focos são responsáveis por quase 70% das queimadas no Pantanal em MT
ONGs se mobilizam para resgate e tratamento de animais no Pantanal; saiba como ajudar


Parque Estadual Encontro das Águas. Foto: José Medeiros
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet