Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
17:08:45
informe o texto

Notícias / Geral

17/09/2020 às 12:09

MT registra 362 mortes no trânsito neste ano; campanha visa reduzir número

Mote de 2020 é “Perceba o risco, proteja a vida” e será disseminado em diversas atividades ao longo da semana

Leiagora

MT registra 362 mortes no trânsito neste ano; campanha visa reduzir número

Foto: Reprodução

Entre janeiro e julho de 2020, Mato Grosso registrou 362 mortes no trânsito, 38% a mais que no mesmo período de 2019, quando houve 263 casos. Já as lesões corporais no trânsito reduziram. Este ano, foram 3.099 registros, contra 3.474 no ano passado (-11%). Os dados são da Superintendência do Observatório da Violência da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT).

Reduzir esses dados, por meio da prevenção de acidentes, é o principal objetivo da Semana Nacional do Trânsito, celebrada de 18 a 25 de setembro. O mote deste ano é “Perceba o risco, proteja a vida” e um dos focos está nos usuários vulneráveis, que são os pedestres, ciclistas, motociclistas e pessoas com deficiência. Outra abordagem da campanha educativa é a importância do respeito, com orientações que incentivem o combate à violência no trânsito e o cuidado consigo e com o próximo.

Leia mais: Botelho defende França e dispara: 'ninguém pode falar que roubou'

A primeira ação, de caráter educativo, ocorrerá na próxima sexta-feira (18), a partir das 18h, na Av. Historiador Rubens de Mendonça, em frente ao Pantanal Shopping, em Cuiabá. Em seguida, as forças de segurança seguirão para Várzea Grande, na Avenida da FEB, no Trevo Mufatão. Os condutores de veículos e pedestres receberão orientações e dicas voltadas à segurança no trânsito.

Apesar de terem ocorrido ações de fiscalização a fim de evitar o consumo de álcool pelos condutores de veículos, a operação Lei Seca ficou suspensa desde março de 2020, por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A retomada dessa ação integrada também marcará a Semana Nacional do Trânsito, e ocorrerá em diferentes pontos da região metropolitana.

As atividades contam com a participação da Sesp-MT, por meio do Gabinete de Gestão Integrada (GGI); Polícia Militar, por meio do Batalhão de Trânsito (BPMTran); Polícia Judiciária Civil, por meio da Delegacia Especializada em Delitos de Trânsito (Deletran); Sistema Penitenciário; Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT); Polícia Rodoviária Federal (PRF); Ministério Público Estadual (MPE); Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob) e Guarda Municipal de Várzea Grande.

Outras atividades

Em Mato Grosso, a campanha terá ainda a transmissão de lives do Comitê Estadual Vida no Trânsito, pela Escola de Saúde Pública do Estado, no canal do YouTube. Os encontros virtuais ocorrerão nos dias 18 e 21 de setembro, das 14h30 às 17h30, nestes links, respectivamente: https://youtu.be/ueK-zku0waM e https://youtu.be/k0dKinjvpDg.

 
Assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet