Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
02:30:27
informe o texto

Notícias / Política

18/09/2020 às 12:22

Fumaça atrapalha visibilidade e faz avião de Bolsonaro arremeter

Presidente cumpre agendas em Sinop e Sorriso nesta sexta-feira e retorna a Brasília no período da tarde

Camilla Zeni

Fumaça atrapalha visibilidade e faz avião de Bolsonaro arremeter

Foto: Divulgação

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sentiu, na manhã desta sexta-feira (18), os efeitos das queimadas em Mato Grosso antes mesmo de pisar no estado. A caminho de Sinop (500 km de Cuiabá), o chefe do Executivo teve problemas no voo, que, ao tentar aterrissar, precisou arremeter. Com o céu encoberto por fumaça, a visibilidade do aeroporto no momento da chegada, por volta das 7h30, não estava boa.

A manobra de arremeter é feita pelos pilotos quando a aterrissagem não é possível e, com isso, o avião precisa subir novamente. Além de Bolsonaro, estavam no avião os ministros da Defesa, Augusto Heleno, da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, e o chefe da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos. Também o deputado federal por Mato Grosso Neri Geller (Progressistas).

Leia também - Bolsonaro é ovacionado e provoca aglomeração em Sinop - veja imagens

"O avião, quando foi pousar hoje, ele aterrissar. É a segunda vez que que acontece isso na minha vida. A primeira vez foi no Rio de Janeiro, e, obviamente, sempre é que algo anormal está acontecendo. No caso, é que a visibilidade não estava muito boa. Para nossa felicidade, na segunda vez conseguimos pousar", comentou Bolsonaro, ao discursar em Sinop.

Apesar do estado estar enfrentando a maior crise ambiental nas queimadas dos últimos 30 anos, segundo o governador Mauro Mendes (DEM), Bolsonaro minimizou a situação. Disse que está sofrendo críticas em razão dos diversos pontos de queimadas espalhados pelo país e observou que isso já acontecia em anos anteriores. Bolsonaro discursou sobre como o Brasil apresenta boas políticas ambientais e rebateu críticas. 

As falas do presidente também foram direcionadas ao posicionamento de oito países europeus, que enviaram carta ao vice-presidente, Hamilton Mourão. No documento, disseram que a situação do desmatamento no país, que segue em ritmo crescente, é um obstáculo para que seus consumidores comprem produtos brasileiros.

"Temos sofrido uma crítica muito grande, porque, obviamente, quanto mais nos atacarem, mais interessa aos nossos concorrentes, para o que temos de melhor, que é o nosso agronegócio", avaliou Bolsonaro, em Sinop.

No município, o presidente cumpriu agenda na inauguração de nova planta na usina de etanol de milho Inpasa. No fim da manhã, por volta das 11h, o chefe da República foi para Sorriso (a 100 kg de Sinop), onde tinha outro compromisso público. 

Apesar de não estar na pauta oficial, a situação das queimadas no território mato-grossense foi abordado por diversos políticos do Estado que acompanharam o presidente, entre eles o senador interino Carlos Fávaro (PSD) e o deputado federal Juarez Costa (MDB), que concorre à prefeitura de Sinop.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet