Cuiabá, quarta-feira, 24/04/2024
19:32:45
informe o texto

Notícias / Geral

20/09/2020 às 14:00

SES elabora cronograma para retomada das cirurgias eletivas, mas não anuncia data

Secretaria estuda junto aos municípios uma dinâmica de retomada dos procedimentos.

Eduarda Fernandes

SES elabora cronograma para retomada das cirurgias eletivas, mas não anuncia data

Hospital Metropolitano em Várzea Grande

Foto: Christiano Antonucci / Secom-MT

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) trabalha na elaboração de um cronograma para a retomada das cirurgias eletivas em Mato Grosso e isso inclui as bariátricas. Ao Leiagora, a pasta informa que estuda junto aos municípios uma dinâmica de retomada dos procedimentos, mas ainda não há previsão de quando o cronograma será divulgado.

O Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, referência no Estado para pacientes bariátricos, desde 14 de maio recebe somente pacientes com covid-19. Por meio de nota, a diretoria da unidade pontua que “devido ao alto risco de contaminação do vírus, não é possível receber pacientes com outras doenças no momento”.

Leia também - Mais de 33 mil pessoas já foram atendidas no Centro de Triagem Covid-19

Conforme a SES, a exemplo de outros hospitais, o Metropolitano cumpre o Decreto Estadual nº 413/2020 que determinou a suspensão de cirurgias eletivas - entre as quais está a cirurgia bariátrica - em todo o Estado enquanto durar a pandemia do novo coronavírus.

Um dos fatores avaliados pela secretaria para a retomada das cirurgias eletivas é a taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensivo (UTI) na rede pública. No último boletim informativo, a taxa estava em 60%. Além disso, segundo a secretaria, é provável que os pacientes tenham que refazer os exames preparatórios.

No final de agosto, o Leiagora trouxe reportagem com pacientes bariátricos relatando o drama da espera indefinida. São 128 pacientes à espera do procedimento. Leia sobre as histórias deles aqui.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet