Cuiabá, sábado, 20/04/2024
08:27:50
informe o texto

Notícias / Geral

20/09/2020 às 08:18

Vídeo | Após quatro meses de seca, Cuiabá e Várzea Grande amanhecem com chuva fina

A primeira chuva após o período de seca já era prevista pelos meteorologistas para esse fim de semana em Mato Grosso e tirou Cuiabá do topo do ranking das cidades mais quentes do país

Camilla Zeni

Vídeo | Após quatro meses de seca, Cuiabá e Várzea Grande amanhecem com chuva fina

Foto: Celso Meireles/Playagora

Os moradores da região metropolitana de Cuiabá amanhecerem com um clima e  um cheirinho diferente no ar: foi a famosa chuva do caju, que chegou após mais de 100 dias de estiagem. Veja um vídeo ao final da matéria.

A primeira chuva após o período de seca já era prevista pelos meteorologistas para esse fim de semana em Mato Grosso. No entanto, no sábado apenas cidades do norte do Estado puderam sentir as precipitações. Já para a baixada cuiabana, a chuva chegaria neste domingo, segundo o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Conforme a previsão, ainda é possível que a chuva caia sobre a região durante a próxima semana, com probabilidades de 80% para terça-feira (22). Já quinta e sexta-feira devem contar com pancadas isoladas e rápidas.

De acordo com o monitoramento do Instituto Nacional de Meteorologia, a chuvada das nuvens de chuva na região metropolitana de Cuiabá reduziu a temperatura, que desde agosto ficava acima dos 41ºC. Nesse sábado (19), por exemplo, Cuiabá registrou máxima de 40.3ºC, vindo a deixar o posto de cidade mais quente do país após dias liderando o ranking.

Neste link você pode conferir a previsão do tempo para a sua cidade. Basta digitar o nome no campo de pesquisa.

Chuva do caju

A primeira chuva após o período de seca costuma chegar em meados de setembro e é conhecida como chuva do caju. Isso porque é ela a responsável pelo desenvolvimento das plantações de caju. Sem a chuva do mês, a fruta não se desenvolve.

Confira imagens da primeira chuva:

 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet