Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
01:08:05
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

22/09/2020 às 16:01

'Ecologistas formam lá no RJ e vêm por dedo em nosso nariz', desabafa pantaneiro

Nascido e criado no Pantanal, Osires Pereira, diz que é maldade criminalizar os pantaneiros pelos incêndios

Da Redação - Edyeverson Hilario / Reportagem - Camilla Zeni

'Ecologistas formam lá no RJ e vêm por dedo em nosso nariz', desabafa pantaneiro

Foto: Camilla Zeni

O pantanal mato-grossense queima há dois meses ininterruptos. Desde o início dos incêndios, que está de forma descontrolada, rumores dos possíveis responsáveis pelo crime surgiram e os produtores rurais da região foram os principais alvos das críticas. Em defesa dos pantaneiros e criadores, Osires Pereira, de 63 anos, reclama que criminalizar os pantaneiros pelo fogo é maldade. Ainda observou que nunca houve incêndios dessa proporção no Pantanal.

Segundo o pantaneiro, os responsáveis por esses incêndios são os próprios órgãos de fiscalização. “Não tiveram a capacidade de, pelo menos, entender um pouquinho das coisas. A metade da destruição daqui foi por isso”, criticou.

À frente de uma fazenda de criação há 15 anos, o gerente relata que hoje eles não podem usar máquinas para limpar o pasto. “Não pode fazer nada porque eles prendem, multam, então dos mal-entendidos, infelizmente, tem demais”.

Osires relata que nos últimos anos os pantaneiros foram impedidos de fazer "queimadas frias", quando colocavam fogo no material combustível que fica no solo, como gravetos e detritos de folhas. Esse modo de incêndio da florestal natural tem menos chance de se alastrar, segundo ele. “Queimávamos o capim seco do ano anterior. Era o manejo que nós fazíamos. Nós que entendemos do Pantanal. A metade da destruição daqui foi por isso”.

Ele ainda diz que em toda a sua vida, nunca viu incêndios nessa proporção. “Agora criminalizar todos os pantaneiros? Todos os homens? Para que essa maldade?”, desabafa.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Edalberto Simbo 24/09/2020 às 00:00

    E Brasil, nunca tem culpado, ninguém fez nada, o mato tava lá e pegou fogo,o que vai se fazer, se ninguém fez sua parte,como vamos ficar nos culpando,cada um que assuma sua responssabilidade como morador,órgão de fiscalização e outros,parem de jogar pedra em telhado de vidro,vamos cuidar agora para que isto nunca mais volte acontecer,e tudo melhore,mesmo não querendo aparecer os culpados,tudo vai ficar para, a conta da mãe natureza,ela sim está pagando e ainda vai pagar um preço muito alto por tudo que está acontecendo,Deus tenha dó desta mãe,"natureza " e puna o homem severamente que acha que pode tudo,"vamos todos para a mesma terra "cova"indistintamente.

  • Candida 23/09/2020 às 00:00

    É só não tentarem destruir tudo ao redor que ninguém invadira o Pnatanal a não ser para fazer turismo...Fazendeiro coloca fogo ai vem dar uma de vítima...todo mundo sabe quem adora por fogo na mata!! Se não fosse a ajuda das pessoas que sairam de suas casas a tragédia causada pela IRRESPONSABILIDADE e a GANÂNCIA de alguns seria muito maior.

 
Sitevip Internet