Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
00:42:04
informe o texto

Notícias / Política

23/09/2020 às 19:31

Taques defende fim do foro privilegiado e reformas como prioridades

O candidato destaca que Mato Grosso é um estado com muitos bilionários e eles se beneficiam com o modelo vigente.

Leiagora

Taques defende fim do foro privilegiado e reformas como prioridades

Foto: Divulgação

O ex-senador e ex-governador Pedro Taques (Solidariedade) afirma que as reformas administrativa, tributária e política são os principais desafios a serem encarados no Senado Federal nos próximos meses. Os temas são de relevância nacional, com impacto em Mato Grosso, e estão nas pautas de discussão do legislativo. 
 
O primeiro é o projeto de reforma administrativa, que já foi enviado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao Congresso Nacional. Pedro lembra que sua chapa conta com dois servidores nas suplências, sendo eles o Delegado Fausto (Cidadania) e a Dr. Elza Queiroz (Solidariedade). 
 
“A porta de ouro de entrada no funcionalismo público é o concurso. Precisamos valorizar o servidor e inserir mecanismos que impeçam o bom desempenho do trabalho, e cobrar o cumprimento das leis - que já existem -, que combatem a ineficiência do servidor quando houver, e que resguarde as garantias da efetividade na carreira”, destaca.  
 
Outro ponto de destaque é a reforma tributária, apresentada pelo governo de forma fatiada. A primeira parte já está na Câmara dos Deputados, mas há outros textos sendo debatidos em paralelo no Congresso Nacional. 
 
“Queremos uma reforma que seja justa para o estado. Mato Grosso ajuda muito na balança comercial brasileira e precisa ser compensado por isso. Também precisamos debater a tributação sobre a renda e não o consumo, ou seja, quem tem mais deve pagar uma tributação maior. O atual modelo beneficia os mais ricos, em detrimento dos mais pobres, isso não é justo”, avalia. 
 
O candidato destaca que Mato Grosso é um estado com muitos bilionários e eles se beneficiam com o modelo vigente. 
 
“Nesta semana, a imprensa publicou que o Brasil atingiu 238 bilionários em 2020. A fortuna deles é maior que o PIB da China em um ano, enquanto só em Mato Grosso temos 1 milhão de pessoas vivendo na pobreza, o que no levou a criar o Pró-família. Daí eu questiono: esse modelo tributário é justo? A Constituição Federal de 89 avançou na garantia de inúmeros direitos sociais e retrocedeu em matéria de tributação. Precisamos equacionar isso sem criar novos impostos. Temos que olhar para esse problema”, pontua.
 
Taques destaca que é o único candidato que pode olhar a fundo para a questão. “Sou o único pré-candidato com isenção para defender os interesses de todos mato-grossenses e não apenas de meia dúzia de bilionários que aqui vivem!”, assinala. 
 
Reforma política  
Em outra ponta, Taques destaca que é preciso fazer uma reforma política no Brasil. Comenta que é necessário a promoção da igualdade; o fortalecimento da federalismo valorizando mais os estados e municípios. Além disso, Pedro quer debater o sistema de governo onde as funções de chefe de estado e de governo se confundem, segundo o candidato.
 
“Temos que debater o fim da reeleição, o voto distrital misto, recall de mandato, que é a cassação do mandato pelo eleitorado, e sou a favor do fim foro privilegiado. Quem não deve, não teme. Ninguém está acima da lei!”, afirma.
 
Reeleição no Congresso
O candidato afirma que, se eleito, voltará contra a possibilidade de reeleição dos presidentes da Câmara e do Senado.  Nos últimos meses o assunto passou a ser debatido no meio político de Brasília.

 
Com informações da Assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet