Cuiabá, sábado, 20/04/2024
07:07:31
informe o texto

Notícias / Judiciário

24/09/2020 às 14:05

MP denuncia trio por morte de jovem esquizofrênico que bebeu por dinheiro

Eles são acusados de causar a morte de Jonatas Lira Xavier, 27 anos, que era esquizofrênico, ao induzirem-no a consumir grande quantidade de bebida alcoólica.

Eduarda Fernandes e Camilla Zeni

MP denuncia trio por morte de jovem esquizofrênico que bebeu por dinheiro

Jonatas Lira Xavier

Foto: Reprodução

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT), por meio do promotor de Justiça Vinicius Gahyva, ofereceu denúncia contra Victor Hugo da Silva Gama, vulgo “Vick”, Augusto Matsubara, vulgo “Baba”, e Fabiana Souza Carvalho. Eles são acusados de causar a morte de Jonatas Lira Xavier, 27 anos, que era esquizofrênico, ao induzirem-no a consumir grande quantidade de bebida alcoólica. O caso ocorreu em nove de agosto deste ano, em um bar localizado no bairro Rodoviária Parque, em Cuiabá.

O promotor também imputa a eles outros três fatos. Eles teriam facilitado a corrupção de uma adolescente, com ela praticando o crime de homicídio que vitimou Jonatas Lira Xavier. Além disso, entre os dias oito e nove de agosto, serviram à adolescente bebida alcoólica. Por fim, Victor Hugo e Augusto são acusados de conduzir veículo com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool.

Leia também - Jovem com esquizofrenia morre depois de ser desafiado a beber por dinheiro

A denúncia foi oferecida na segunda-feira (21). Somadas, as penas podem chegar a até 31 anos.

Conhecido como “Indinho”, a vítima passava o dia como andarilho na região da rodoviária, pedindo dinheiro e cigarros aos comerciantes e transeuntes, “sempre de forma pacífica e sem gerar perturbações com sua conduta”.

Na noite do dia oito, os três adultos e a adolescente foram para o bar consumir bebida alcoólica. Em dado momento, Jonatas Lira Xavier, que estava descalço e vestia apenas uma bermuda, se dirigiu ao grupo e lhes pediu dinheiro.

“Percebendo a condição da vítima de pessoa com deficiência e, portanto, com a capacidade de autodeterminação reduzida, senão inexistente, os denunciandos e a adolescente condicionaram a entrega do dinheiro à ingestão de garrafas de corote, recipiente que contém cachaça, sem se importarem com as consequências que poderiam advir do desafio”, relata o promotor.

Leia também - CRP-MT manifesta indignação em relação à morte de jovem esquizofrênico

O representante ministerial acrescentou que a dinâmica em que se deram os fatos revelou que cada um dos adultos, e a adolescente, contribuíram com o resultado danoso que viria acontecer. Victor Hugo foi quem comprou e deu à vítima ao menos três garrafas de corote. Os demais “incentivavam a conduta em tom de zombaria e indiferença à vítima”.

Victor chegou a balançar a cabeça da vítima repetidas vezes após a ingestão de considerável quantidade de bebida, enquanto tudo era acompanhado com risadas por Augusto, que fazia gravações de vídeo, e pela mulher e pela adolescente, que chegou a determinar que a vítima “fizesse o quatro”, a fim de testar seu equilíbrio.

Posteriormente, Augusto encaminhou as gravações em grupos de Whatsapp e redes sociais e, assim, tornou o caso público.

“Como consequência da conduta criminosa, a vítima deu sinais de que estava passando mal, fato que foi absolutamente desconsiderado pelos denunciandos e a pela adolescente (vide fl. 85), que deixaram o local sem prestar qualquer auxílio à vítima incapaz”, destaca o promotor de Justiça.

Leia também - OAB-MT repudia atos que levaram à morte rapaz com esquizofrenia

Jonatas Lira Xavier foi socorrido pelo SAMU já no período da manhã e levado ao Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, mas seu quadro clínico se agravou e ele sofreu paradas cardíacas. Faleceu no dia 11 daquele mês em razão de insuficiência renal aguda pós intoxicação exógena.

Vinícius Gahyva pede que os três adultos sejam julgados e condenados pelo Tribunal do Júri Popular.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet