Cuiabá, sexta-feira, 30/10/2020
15:50:46
informe o texto

Notícias / Política

26/09/2020 às 12:19

Projeto premia condutores de veículos que não cometem infrações

A propositura visa contribuir para a diminuição de infrações no trânsito e evitar acidentes

Leiagora

Projeto premia condutores de veículos que não cometem infrações

Foto: Fablicio Rodrigues / ALMT

Com o objetivo de incentivar os proprietários de veículos automotores a respeitarem as normas de trânsito, tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso o Projeto de lei nº 830/2020, de autoria do deputado estadual sargento Elizeu Nascimento (DC), que propõe a isenção de tributos (IPVA) aos bons motoristas de veículos que não cometerem infrações de trânsito, pelo período mínimo de um ano, nas vias de competência do estado.

Caso o projeto seja aprovado, os descontos no pagamento anual do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) serão aplicados da seguinte forma: 10% nos casos de o condutor não ter cometido infração de trânsito durante um ano, 20% em dois anos, e 30% nos últimos três anos anteriores à data do pagamento.

Leia mais: Eleições 2020: termina hoje prazo para pedir registro de candidatura


De acordo com o texto do projeto, segundo pesquisas da Superintendência do Observatório da Violência da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), Mato Grosso registrou um aumento de 38% no número de mortes no trânsito entre janeiro e julho deste ano. Ao todo, foram 362 vítimas fatais contra 263 no mesmo período do ano passado.

São vários os motivos para a imprudência dos condutores, como, por exemplo, o excesso de velocidade e o desrespeito à sinalização. A justificativa ainda diz que as práticas para um trânsito seguro são determinantes para a mobilidade, o desenvolvimento, a segurança e a saúde, importantes coadjuvantes na convivência saudável da sociedade.

 “A legislação atual tem como objetivo apenas a punição dos maus condutores, deixando de contemplar os bons motoristas que respeitam as leis, por isso a proposta foi elaborada com o intuito de premiar os bons condutores de veículos, além de contribuir para a diminuição do cometimento de infrações de trânsito e, por consequência, evitar mais acidentes”, ressalta Elizeu Nascimento.

 
Assessoria

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet