Cuiabá, terça-feira, 23/04/2024
23:31:01
informe o texto

Notícias / Geral

27/09/2020 às 12:00

Pesquisa que investiga resposta imunológica à Covid-19 foi prorrogada em VG

O objetivo é descobrir o percentual da população que já contraiu o coronavírus

Leiagora

Pesquisa que investiga resposta imunológica à Covid-19 foi prorrogada em VG

Foto: Christiano Antonucci/Secom-MT

Várzea Grande está entre os 10 municípios selecionados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) para participar da Pesquisa Soroepidemiológica da Covid-19, cujo objetivo é descobrir o percentual da população que já contraiu o coronavírus, além de saber o número de pessoas que estão imunes à infecção (imunidade coletiva).

O trabalho de testagem é coordenado pela equipe técnica da SES, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e é executado pelas Secretarias Municipais de Saúde dos municípios envolvidos no estudo. 

Profissionais da saúde (enfermeiros, agentes de saúde e endemias) estão a campo desde o dia 16 de setembro, e há princípio, a pesquisa seria concluída nesta quarta-feira (23), porém a quantidade de casas a serem visitadas, amostras de sangue e os questionários a serem preenchidos, tornou a data inviável.

A Superintendente de Vigilância em Saúde, Relva Cristina Silva de Moura disse que os representantes dos municípios selecionados, em reunião com a equipe técnica da Secretaria Estadual de Saúde, solicitaram a prorrogação da data de conclusão da pesquisa que agora será no dia 30 de setembro. “E esse prazo pode ser novamente prorrogado caso haja a necessidade de algum município ampliar essa data”, explicou.

Relva Cristina destacou que até o momento o município de Várzea Grande já visitou 250 moradias e realizou a coleta de mais de 250 amostras, e a meta da Secretaria Municipal de Saúde é aplicar a pesquisa em 640 pessoas.  

A Superintendente de Vigilância em Saúde lembra ainda que a pesquisa é aleatória e segue a metodologia da Secretaria de Estado de Saúde que define o setor censitário a ser testado por meio de sorteio, bem como a casa e o morador do domicílio.

Com os dados da pesquisa, a Secretaria Estadual de Saúde pretende mapear o nível de infecção da Covid-19 no Estado e planejar o remanejamento de leitos conforme a movimentação da internação por coronavírus.

Além de Várzea Grande participam da pesquisa os municípios de Cuiabá, Cáceres, Sinop, Barra do Garças, Tangará da Serra, Rondonópolis, Água Boa, Juína e Alta Floresta. A pesquisa soro epidemiológica tem por meta testar 4.500 pessoas.

 
Secom/VG
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet