Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
09:06:11
informe o texto

Notícias / Polícia

02/10/2020 às 11:45

Secretaria capacita servidores sobre direitos de cidadãos LGBT

Ao todo, 72 profissionais da segurança pública participaram do encontro, que tem como objetivo garantir atendimento eficaz e dentro da lei

Leiagora

Secretaria capacita servidores sobre direitos de cidadãos LGBT

Foto: Reprodução

Com foco nos diretos garantidos ao público LGBT, o secretário do Grupo Estadual de Combate ao Crimes de Homofobia (GECCH) da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), tenente-coronel PM Ricardo Bueno, ministrou uma capacitação para 72 profissionais da segurança pública. A aula online ocorreu na tarde desta quinta-feira (1º), com participação de tenentes-coronéis da Polícia Militar (PM-MT) e Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e de delegados da Polícia Judiciária Civil (PJC-MT).

Dentre os temas apresentados está a estrutura do GECCH, as definições de sexo biológico, identidade de gênero e orientação sexual e crime de homofobia e transfobia, que passou a ter equiparação com a Lei 7.716, de janeiro de 1989, de racismo, que é um crime de imprescritível e inafiançável.

“Essa capacitação é importante porque foi para um público de profissionais que estão se qualificando para o posto máximo da instituição. Futuramente, estes profissionais vão liderar outras pessoas, daí a importância de saber sobre os direitos deste público”, enfatizou o secretário do Grupo, tenente-coronel PM Ricardo Bueno.

Outros pontos debatidos foram sobre o tratamento e acolhimento de cidadãos LGBT no sistema de Segurança Pública, registros de ocorrência, aplicação da Lei Maria da Penha e do público custodiado no Sistema Penitenciário em Mato Grosso.

O GECCH é uma unidade da Sesp-MT que faz o acompanhamento dos crimes que envolvem o público LGBT e também promove capacitações aos servidores das instituições de segurança pública no estado.

 
Assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet