Cuiabá, terça-feira, 16/04/2024
00:59:05
informe o texto

Notícias / Política

02/10/2020 às 18:49

Abilio e Wellaton prometem acabar com ‘cabide de empregos’ na saúde

O raio-x da saúde foi apresentado pelos candidatos durante uma reunião com representantes da classe médica de Cuiabá, realizada na noite desta quinta-feira (1º)

Leiagora

Abilio e Wellaton prometem acabar com ‘cabide de empregos’ na saúde

Foto: Divulgação

Os candidatos a prefeito de Cuiabá Abilio Júnior (Podemos) e vice-prefeito Felipe Wellaton (Cidadania) pretendem dar um fim no que chamam de “loteamento da saúde”. Conforme dados do Portal da Transparência, os candidatos observaram que mais da metade da ocupação funcional da Secretaria de Saúde, de Cuiabá, é composta por cargos contratados ou comissionados.

O raio-x da saúde foi apresentado pelos candidatos durante uma reunião com representantes da classe médica de Cuiabá, realizada na noite desta quinta-feira (1º). O encontrou reuniu cerca de 30 profissionais de diversas especialidades médicas, atuantes na rede privada e no Sistema Único de Saúde (SUS).

Leia também - Deputada denuncia desmate em nascentes do Pantanal para plantio

“A gente pretende acabar com o ‘cabide de emprego’. Aquela pessoa que só está ali, porque conhece um político que indicou ele. A gente quer ofertar uma mão de obra técnica, qualificada, competente para trabalhar na saúde. Porque a gente viu, com essa pandemia, que sem saúde, a cidade para”, disse Abilio.

Conforme os dados levantados, dos 5.356 servidores da pasta, 53% são provenientes de contratos e cargos em comissão, sendo 2,8 mil e 122, respectivamente. Para Wellaton, esse é um número expressivo que precisa ser auditado.

“Nós precisamos qualificar a mão de obra da saúde. Precisamos de pessoas técnicas, ocupando cargos técnicos. Pessoas que estejam ali para melhor servir a população. O que queremos é acabar com essa questão de apadrinhamento político, de contratação dos ‘amigos do rei’”, explicou Wellaton. Esse apadrinhamento ao qual o candidato se refere está relacionado ao meio de acesso a esses cargos.

Na condição de presidente da CPI da Saúde, instaurada em junho de 2018 pela Câmara de Cuiabá, Abilio identificou mais 2,5 mil contratações dessa natureza. “A gente encontrou milhares de currículos com as indicações de nome, lotação, cargo, admissão, telefone e referência”, cita Abilio.

Conforme Wellaton, a saúde de Cuiabá, assim como outras áreas do Executivo Cuiabano estão “loteadas” pelos partidos. “Queremos acabar com esses donos. Nossa chapa não tem cacique político, não tem barão. Nossa chapa é feita por pessoas que querem uma Cuiabá para pessoas, uma Cuiabá que seja referência em saúde para todo o País”, afirmou Wellaton.
 
Com informações da Assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Sagaz 02/10/2020 às 00:00

    São Benedito, HMC e algumas UPAs que o digam.... Aliás a Saúde é só um dos Gargalos da Gestão Humanizada, repleta de escândalos e Superfaturamento né!

 
Sitevip Internet