Cuiabá, quarta-feira, 24/04/2024
01:05:10
informe o texto

Notícias / Judiciário

07/10/2020 às 17:00

Abílio pede cassação de registro de Emanuel por uso ilegal da máquina pública

A defesa de Abílio alega que Emanuel utilizou as imagens do circuito interno de segurança da unidade para embasar a representação.

Leiagora

Abílio pede cassação de registro de Emanuel por uso ilegal da máquina pública

Foto: Giuseppe Feltrin / Leiagora

Candidato a prefeito de Cuiabá, Abílio Junior (Podemos) pediu a cassação da candidatura de Emanuel Pinheiro (MDB). Segundo Abílio, Emanuel teria infringido a Lei Eleitoral ao fazer uso da máquina pública em prol de sua reeleição ao utilizar imagens do circuito interno de segurança de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para instruir uma representação eleitoral contra Abílio.

Segundo Emanuel, Abílio teria pedido votos dentro da UPA Morada do Ouro, o que configuraria abuso de poder político. Contudo, de acordo com os advogados de Abílio, Emanuel utilizou as imagens do circuito interno de segurança da unidade para embasar a representação.

Leia também - Ausência de governador e prefeito marcam ato de lançamento da campanha de Fávaro

“Sem dúvida alguma, condutas como a ora descrita tendem a afetar a igualdade de oportunidades entre os candidatos no pleito eleitoral, em detrimento daqueles que não têm a mesma possibilidade de usar a máquina pública em proveito de suas candidaturas. A situação de ilícita vantagem em relação aos demais concorrentes ao pleito é, pois, evidente”, diz trecho da ação de Abílio contra Emanuel.

O Ministério Público Eleitoral (MPE), por meio do promotor de Justiça Roberto Aparecido Turin, concluiu pela total improcedência das alegações de Emanuel Pinheiro. De acordo com Turin, comparecer a uma UPA, conversar com as pessoas presentes ao local e tirar fotos não configura por si só conduta vedada ou abuso de poder político e econômico.

O promotor ressaltou que a condenação por abuso de poder político e econômico não pode decorrer de mera presunção, sendo imprescindível a existência de prova robusta da prática do ato, uma vez que pode resultar em graves consequências como a cassação do registro e a decretação de inelegibilidade.

 
Com informações da Assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet