Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
12:42:58
informe o texto

Notícias / Política

09/10/2020 às 16:19

Comissão aprova indicação para incluir o Pantanal em Conselho da Amazônia Legal

Leiagora

Comissão aprova indicação para incluir o Pantanal em Conselho da Amazônia Legal

Foto: TV Senado

A comissão temporária externa que acompanha as ações de enfrentamento aos incêndios no Pantanal aprovou, nesta sexta-feira (9), a indicação para incluir o bioma no escopo do Conselho Nacional da Amazônia Legal. O pedido foi feito pela senadora Simone Tebet (MDB-MS), que sugere ao presidente da República colocar a tutela do Pantanal entre as atribuições do conselho até  2025. A indicação segue agora para a presidência do Senado. 

— Muito do que for aprovado aqui na comissão tem que passar nos Plenários da Casa e da Câmara dos Deputados, e isso requer tempo. O conselho é presidido pelo vice-presidente da República, Hamilton Mourão, que é egresso das Forças Armadas. É fundamental uma autoridade para poder acionar no momento certo, nos próximos quatro anos, que serão anos de muita estiagem, seca e queimada no pantanal, todas as forças necessárias para prevenirmos e anteciparmos qualquer catástrofe ambiental no sentido de queimada. É nesse sentido que peço que possamos ter uma audiência com o presidente da República para entregarmos em mãos essa indicação na semana do dia 20 de outubro — afirmou Simone.

Presidida pelo senador Wellington Fagundes (PL-MT), a comissão também aprovou quatro requerimentos feitos por ele para a realização de audiências públicas. Entre eles, convite para a presidente da Comissão Nacional de Direito Ambiental do Conselho Federal da OAB, Ana Carolina Naves Dias Barchet, e para o presidente da OAB do Mato Grosso, Leonardo Pio Silva Campos, para discutir as ações de enfrentamento aos incêndios.

Também foram aprovadas audiências com a médica veterinária Carla Sássi, do Grupo de resgate de animais em desastre (Grad), com o diretor da Agência Nacional de Mineração, Eduardo Araújo de Souza Leão, com o presidente do Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (Imea), Normando Corral, e com o pesquisador do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo (USP) Sérgio de Zen. 

 
Com informações da Agência Senado
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet