Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
17:47:54
informe o texto

Notícias / Judiciário

20/10/2020 às 11:37

Rei do Porco quer cassar coronel por usar 'suposto' apoio de Bolsonaro em propaganda

O candidato da coligação Muda Mato Grosso pediu que a Justiça proíba a coronel de usar a imagem de Bolsonaro na campanha

Camilla Zeni

Rei do Porco quer cassar coronel por usar 'suposto' apoio de Bolsonaro em propaganda

Foto: Reprodução

A Coligação Muda Mato Grosso, que tem como candidato ao Senado o "Rei dos Porcos", Reinaldo Moraes (PSC), acionou a Justiça Eleitoral contra a candidata Coronel Fernanda (Patriota), alegando abuso de poder e vantagem eleitoral. Na ação, pediu a cassação do registro de candidatura da patriota ou, se o julgamento do caso demorar, a cassação do diploma, se ela for eleita. 

Para a coligação do candidato, a concorrente pratica abuso de poder político ao utilizar a imagem do presidente da República, Jair Bolsonaro, com intenção de benefício próprio

Coronel Fernanda é, oficialmente, a candidata apoiada por Jair Bolsonaro nessa eleição suplementar. Nos dois lançamentos de campanha, em abril e agosto, o presidente chegou a aparecer em vídeo confirmando a aliança. Contudo, a maioria dos demais candidatos ao Senado ainda brigam por esse apoio e insistem em se colocar como o verdadeiro "candidato de Bolsonaro".

Nessa Ação de Investigação Judicial Eleitoral, a coligação apresenta diversos eventos em que a coronel esteve com o presidente ou que associou sua imagem à ele. O pedido alega que esse "suposto" apoio do presidente à candidata induz os eleitores ao erro, considerando que o presidente "possui um reduto eleitoral expressivo no Estado de Mato Grosso".

"Em todas as postagens a candidata da coligação representante faz questão de ligar seu nome com o do presidente Jair Bolsonaro, que possui muitos eleitores no Estado do Mato Grosso, com frases do tipo: 'Quem é Bolsonaro é Coronel Fernanda”, “Arrastão Pró-Bolsonaro” e “A felicidade de quem tem o apoio do Presidente”. Até parece que quem concorre ao cargo de senador é o presidente da República, já que até carreata realizada pela candidata é intitulada de “Pró-Bolsonaro'", diz trecho da ação.

O processo alega que o abuso de poder político, com estelionato, tem o objetivo de desequilibrar a disputa eleitoral. Ele se apoia numa declaração referente à disputa eleitoral em um município do Acre, na qual Bolsonaro afirma não ter candidato para as eleições municipais. 

Com isso, pede que a Justiça, em caráter liminar, "interrompa a conduta ilícita da candidata Coronel Fernanda, em notoriamente vincular expressamente, sem autorização formal, a imagem do Presidente da República em sua propaganda eleitoral impressa, digital e por meio de rádio e televisão". 

O pedido ainda é para que, caso a coronel não interrompa a veiculação de imagens ligadas a Bolsonaro, ela pague multa de R$ 50 mil. No mérito, que o registro de candidatura da chapa da coronel seja cassado, caso comprovado o abuso de poder.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet