Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
05:28:46
informe o texto

Notícias / Política

20/10/2020 às 12:34

Servidores protestam, Lúdio cita manobra e cobra agilidade em projeto contra 'confisco'

O deputado petista avaliou que o governo tem adotado manobra para atrasar a votação do projeto

Camilla Zeni

Servidores protestam, Lúdio cita manobra e cobra agilidade em projeto contra 'confisco'

Foto: Karen Malagoli/ALMT

Servidores públicos realizaram um protesto na manhã desta terça-feira (20) em frente à Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), cobrando a aprovação do Projeto de Lei Complementar (PLC) n. 36/2020. 

O texto, apresentado pelo deputado Lúdio Cabral (PT), pretende isentar da contribuição previdenciária os aposentados e pensionistas que recebem até o teto do INSS, de pouco mais de R$ 6 mil. 

Atualmente, pela Lei Complementar n. 654/2020, aprovada pelos deputados em fevereiro, os servidores inativos que recebem aposentadoria superior a R$ 3 mil sofrem desconto de 14%, a título de contribuição previdenciária. Cerca de seis meses depois, os deputados voltaram atrás e apresentaram projetos para revogar a nova legislação.

Nesta terça-feira, Lúdio aproveitou a sessão matutina para apresentar um requerimento, no qual pede que o presidente da Casa, deputado Eduardo Botelho (DEM), peça que o processo referente ao projeto seja devolvido em até 24 horas, e que um relator especial seja designado para apresentar um parecer em substituição ao que seria elaborado na Comissão Especial.

Com a tramitação sugerida por Lúdio, que se apoia no regimento interno da Assembleia, o PLC 36/2020 pode ser votado com mais rapidez, sendo incluído na ordem do dia logo após o relatório. 

Em entrevista à repórter Amanda Simeone, do Playagora, o deputado avaliou que o Governo do Estado, por meio de sua base, estaria evitando o desgaste de votar o texto, uma vez que sua posição é contrária à proposta, o que também o coloca contrário aos servidores públicos.

O deputado lembrou do período eleitoral e avaliou que a intenção do bloco Resistência Democrática era que o PLC fosse votado antes das eleições. No entanto, considerou que o governo tem agido para atrasar a votação por se “acovardar”.

"O governo não quer assumir o desgaste de debatê-lo em plenário. Primeiro segurou o projeto por duas semanas na CCJ. Depois apresentou um substitutivo, e isso exige que o projeto volte para a Comissão Especial, que já tinha dado um parecer e que foi derrubado em plenário. E a Comissão Especial até hoje não emitiu um parecer. Esse projeto está tramitando em regime de dispensa de pauta. Não pode ter esse tipo de manobra para retardar a aprovação", comentou o parlamentar.

Durante a sessão, o deputado João Batista (Pros) lembrou que o interesse dos opositores é que a matéria apenas seja colocada para votação quando houver quórum suficiente para que o texto seja aprovado em segunda votação. A proposta já enfrentou o plenário no fim de setembro, quando os deputados da oposição conseguiram exatos 13 votos, ou seja, o mínimo necessário para derrubar o parecer que rejeitou a proposta.

A expectativa é que, caso o requerimento seja acatado, o PLC entre para segunda votação já na próxima semana, segundo Lúdio.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

3 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Veneranda Lemes Parente Bezerra 23/10/2020 às 00:00

    Este governo e todos os seus aliados são uns covardes. Não tem respeito com os servidores aposentados e pensionistas. Estão nos prejudicando não apenas economicamente, mas emocionalmente, o que é muito pior, pois, estão atacando idosos. O que queremos é apenas o que nos pertence.

  • Dolores 22/10/2020 às 00:00

    A cobrança desse desconto de 14% dos aposentados é realmente um ROUBO....PASSAMOS 30 ANOS contribuindo....e ai depois de aposentados continuar cobrando realmente é um descaso com os funcionários públicos.

  • Genital Maria de Deus Gonçalves 21/10/2020 às 00:00

    Os aposentados e pensionistas estão pagando sobre o que excede um salário mínimo e não 3.000,00, pagavamos sobre se o que excedia o teto do INSS igual os aposentados federais,queremos voltar a pagar igual os federais ??????

 
Sitevip Internet