Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
13:51:58
informe o texto

Notícias / Política

20/10/2020 às 14:00

Medeiros aciona PGE para manter tratamento de covid em hospital de ROO

O deputado federal Nelson Barbudo (PSL) assina o documento em conjunto

Leiagora

Medeiros aciona PGE para manter tratamento de covid em hospital de ROO

Foto: Mayke Toscano / Assessoria

Após a direção do Hospital Regional de Rondonópolis (HRR) oficializar que a unidade de saúde passa a não receber novos pacientes com Covid-19 a partir desta segunda-feira (19), o deputado federal e candidato ao Senado, José Medeiros (Podemos), acionou a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) para impedir a decisão do Governo do Estado.

No documento, endereçado nominalmente ao procurador Francisco de Assis da Silva Lopes, Medeiros ressalta que o “Hospital Regional é a única unidade de saúde referência na Região Sul de Mato Grosso no tratamento do Covid, abarcando o atendimento a vinte municípios, o que representa aproximadamente 600 mil pessoas”.

O deputado federal Nelson Barbudo (PSL) assina o documento em conjunto com José Medeiros. O parlamentar ainda salienta que a população mato-grossense tem sofrido bastante com a má gestão do Governo do Estado, principalmente na área da saúde. 

“É um absurdo o descaso do governador Mauro Mendes (DEM) com as pessoas que precisam de atendimento público de saúde. Não podemos aceitar o encerramento das atividades do hospital no combate à pandemia, que já tirou a vida de 320 pessoas só em Rondonópolis e se aproxima de 3.800 em todo o estado. O vírus vem perdendo força, mas pandemia ainda não acabou. Pessoas continuam morrendo e o governo quer encerrar o tratamento de pessoas no Hospital Regional”, lamenta o deputado.

Medeiros, que é vice-líder do governo Jair Bolsonaro na Câmara Federal, ainda lembra os recursos que o Governo Federal enviou para gestão Mauro Mendes combater o Covid e o esforço da bancada federal de Mato Grosso para ajudar o estado enfrentar a pandemia.

“Já vimos absurdos dos mais diversos protagonizados por essa gestão estadual em meio à pandemia, mas agora foi a gota d’água. O Governo do Estado recebeu um enorme volume de recursos do Governo Federal, com destacada intervenção da bancada, para garantir resguardo à população neste período tragicamente histórico. Eu não sei o que passa na cabeça da gestão estadual, mas creio que o povo concorde conosco que não há prioridade maior, até o momento, que salvar vidas. Esperamos que o bom senso prevaleça, é o mínimo que a região sul e sudeste do estado esperam”.

O comunicado de suspensão do atendimento do covid no Hospital Regional de Rondonópolis foi assinado pela diretora geral do HRR, Kênia Lima de Gomes, e pela diretora técnica do Conselho Regional de Medicina do Estado de Mato Grosso (CRM-MT), Tamires Martins Figueiredo.

Em nota, o governo do estado informou que  a Secretaria de Estado de Saúde garante que os 30 leitos de UTI, que atualmente são custeados pela administração estadual, serão mantidos em Rondonópolis.

"O que existe no momento é um estudo que analisa a possibilidade de transferência para outra unidade de saúde, localizada em Rondonópolis, dos 10 leitos de UTI exclusivos para a covid-19 do Hospital Regional, para que seja possível viabilizar o reinício das cirurgias eletivas na Região Sul de Mato Grosso. Qualquer informação diferente disso deve ser desconsiderada", finaliza a nota. 

 
Com informações da assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet