Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
07:12:53
informe o texto

Notícias / Geral

21/10/2020 às 16:29

Aeroporto Internacional de Cuiabá promove a 2ª edição do Drive-thru da Solidariedade

Dessa vez, ação tem como objetivo arrecadar resíduos recicláveis e todo o dinheiro arrecadado com venda do material será revertido a uma instituição de proteção à terceira idade

Leiagora

Aeroporto Internacional de Cuiabá promove a 2ª edição do Drive-thru da Solidariedade

Foto: Divulgação

Buscando estimular sustentabilidade ambiental, fomentar a economia circular e minimizar os impactos sociais da pandemia junto aos que mais necessitam, a Centro-Oeste Airports (COA), concessionária do Aeroporto Internacional de Cuiabá – Marechal Rondon, adere à campanha da 1ª Edição da Semana do Lixo Zero Várzea Grande e promove a 2ª edição do Drive Thru da Solidariedade.

O grande diferencial é que a segunda edição do Drive Thru da Solidariedade tem como objetivo arrecadar materiais recicláveis. O ponto de coleta de doações continua sendo na área de embarque e desembarque do aeroporto. As doações podem ser feitas entre os dias 23 e 30 de outubro, das 9h às 16h, sem a necessidade de sair do veículo, no esquema drive thru.

Leia também - Bolsonaro diz que governo federal não comprará vacina CoronaVac
 
Como funciona?
“Além de despertar o interesse população em adotar práticas sustentáveis, como a coleta seletiva, queremos continuar contribuindo para diminuir os impactos da pandemia. Por isso, toda a doação será recebida, tratada e vendida pela cooperativa Associação de Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis Mato Grosso Sustentável (ASMATS) que presta serviços para o Aeroporto de Cuiabá. O dinheiro arrecadado será doado ao Lar dos Idosos São Vicente de Paulo, de Várzea Grande”, explica a coordenadora de Meio Ambiente da COA, Lorena Costantini.
 
O Lar dos Idosos São Vicente de Paulo auxilia mais de 60 idosos em situação de vulnerabilidade e é referência local em cuidado e proteção às pessoas da terceira idade, com estrutura adequada e equipe técnica para atendimento aos idosos. 
 
A ação está sendo desenvolvida pelo Projeto Socioambiental Primeira Decolagem da COA e contará com a participação de voluntários participantes, que estarão equipados com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como máscaras, e seguirão as recomendações das autoridades nos cuidados de prevenção à covid-19. 
 
Balanço da 1ª edição
A primeira edição do Drive Thru da Solidariedade aconteceu entre os dias 1 e 4 setembro e arrecadou 32 pacotes de fraldas geriátricas e mais de 300 kg de alimentos e produtos de limpeza. Todas as doações foram destinadas ao Lar dos Idosos São Vicente de Paulo, em Várzea Grande. 
 
Combate à pandemia
Desde o início da pandemia, a COA adotou uma série de medidas de proteção sanitária, seguindo as orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, da Organização Mundial da Saúde, do Ministério da Saúde, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e das Secretarias de Saúde municipais e estadual.
 
Com a retomada e expansão da malha aérea, a COA iniciou o processo de implementação de um Plano de Biossegurança nos quatro aeroportos de Mato Grosso. O plano faz parte da Campanha “Embarque Seguro com a Socicam” e tem como objetivo minimizar o risco de contágio, reforçar a prevenção contra a transmissão do novo coronavírus e seguir garantindo a segurança da população.
 
Para tanto, o Plano de Biossegurança prevê a realização de palestras de conscientização com todos os colaboradores quanto a utilização correta e conservação dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), a sinalização dos locais de formação de filas, a fim de garantir o distanciamento mínimo entre os passageiros e informativos com as medidas de prevenção à Covid-19 a serem fixados em todos os terminais aéreos. 
 
O Plano de Biossegurança abrange ainda uma série de medidas de higienização e desinfecção das diversas áreas de circulação dos aeroportos, balcões de informações, de atendimento e de check-in, sanitários (vasos sanitários, mictórios, portas, torneiras, válvulas e trincos), longarinas, carrinhos de bagagens e outros itens e pontos de contato.
 
Semana Lixo Zero
Em Várzea Grande, será a I Semana Lixo Zero que agora faz parte do calendário municipal de Várzea Grande com a lei sancionada este mês (Lei Municipal N° 4634/2020) que institui no calendário oficial do Município de Várzea Grande, uma ação articulada pelo Lixo Zero Várzea Grande e relatoria do Vereador ícaro Reveles.
 
As temáticas que serão abordadas no evento serão: Escola Lixo Zero, Reciclagem e a Geração de Oportunidades; Tecnologias para o Gerenciamento de Resíduos Sólidos; Cidades Lixo Zero; Temática Sustentável na Cultura; Logística Reversa, Cidades Sustentáveis, Consumo consciente; Redução, Reutilização, Reciclagem e Compostagem; Ações para a sensibilização social e Valorização de trabalhos, projetos, estudos e novidades tecnológicas locais, voltadas para o meio ambiente.
 
Segundo Kamila Barros, Coordenadora da Semana Lixo Zero em Várzea Grande e Embaixadora do Lixo Zero Várzea Grande: “A Semana Lixo Zero é um tempo de trazer sensibilização ambiental para a população poder entender que ela também pode ter uma atitude cidadã e se inspirarem para tornarmos uma cidade melhor e mais justa, através de palestras, lives, vídeos, oficinas, workshops, eventos esportivos e artísticos na cidade, em diversos nichos, tais como: universidades, escolas, comunidades, empresas, juventude, mulheres, projetos sociais e ambientais entre outros.
 
Sobre a Centro-Oeste Airports
A COA é a empresa resultante do Consórcio Aeroeste, formado pela Socicam e pela Sinart para a aquisição dos aeroportos Internacional de Cuiabá – Marechal Rondon, Alta Floresta, Rondonópolis e Sinop no leilão de concessões realizado pelo Governo Federal em 2019. Detentora de 85% da COA, a Socicam tem 48 anos de atuação e é líder na área de mobilidade de infraestrutura e de serviços no Brasil. A empresa é especialista na criação de soluções para gestão de aeroportos, portos, terminais urbanos e rodoviários.

 
Com informações da Assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet