Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
02:14:49
informe o texto

Notícias / Política

21/10/2020 às 16:38

Projeto que permite reeleição no TCE causa bate-boca e sai de pauta na ALMT

Ulysses Moraes pediu que colegas rejeitassem a proposta, mas Wilson Santos defendeu reeleição

Camilla Zeni

Projeto que permite reeleição no TCE causa bate-boca e sai de pauta na ALMT

Foto: Reprodução

A expectativa era de que a proposta que permite a reeleição da presidência do Tribunal de Contas do Estado passasse por segunda votação na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) nesta quarta-feira (21). No entanto, o texto foi retirado de pauta pelo presidente, deputado Eduardo Botelho (DEM), após pedido do deputado Wilson Santos (PSDB).

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) n. 17/2020, que já tinha levantado polêmica em sua primeira votação, no dia 30 de setembro, também causou bate boca na sessão matutina de hoje. O debate se concentrou nos deputados Wilson Santos e Ulysses Moraes (PSL), que votou contrário a PEC no mês passado.

A discussão começou com Ulysses, que repetiu o discurso feito na votação anterior, afirmando que a PEC anda na contramão do que o país atravessa. Ele fez um apelo para que os colegas votassem contrários à proposta e que permitissem a "oxigenação" no Tribunal de Contas.

Saiba mais - Por maioria, Assembleia aprova emenda que permite reeleição no TCE

"Por mais que os colegas venham defender aqui que a gestão deve ser prorrogada quando ela é positiva, eu acredito que naquela Casa tem conselheiros competentes que poderiam estar assumindo essas gestões", disse o deputado. Em sua fala, ele também observou que Wilson é defensor "de carteirinha" sobre a reeleição, principalmente por idolatrar outros tucanos, como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Wilson Santos subiu na tribuna logo em seguida e mudou o tom. Enquanto Ulysses lhe fazia críticas veladas, entre risadas que poderiam soar debochadas, o tucano chegou sem estar para brincadeira. Para Wilson, Ulysses teria deixado claro que não vai tentar a reeleição em 2022, porque, do contrário, seria incoerente. 

Na visão de Wilson, a possibilidade de reeleição ser levada para o Tribunal de Contas do Estado e ao Ministério Público de Contas é uma igualdade, considerando que os demais órgãos e poderes também permitem.

"Daqui a dois anos, eu tenho certeza que vossa excelência pode apontar um nome para ficar em vosso lugar, porque vossa excelência é contra a reeleição, vírgula, dos outros. Não sei quais são suas referências, seu ídolos. A minha é gente que tem conteúdo", rebateu o tucano.

No meio da fala, Wilson ainda elogiou o parlamentar, pontuando ele é um homem corajoso e, por isso, teria "futuro". Disse-lhe que, no entanto, não pode querer subir nos demais. Ulysses, depois, teve a oportunidade de respondê-lo e também afirmou que não é a favor da recondução em cargos ordenadores de despesa, o que não enquadra o Legislativo.

Apesar do bate boca, Wilson pediu que Botelho retirasse a PEC da pauta de votação, uma vez que também não haveria quórum suficiente para garantir a aprovação da proposta. Nesse momento da sessão, apenas 15 deputados estavam presentes.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet