Cuiabá, quarta-feira, 24/04/2024
01:22:18
informe o texto

Notícias / Política

24/10/2020 às 10:00

Conheça as propostas dos candidatos a prefeito de Cuiabá para a saúde

As propostas vão desde redução da fila de espera para consultas e exames, até auditoria em contratos e revisão do número de servidores comissionados e contratados.

Kamila Arruda

Conheça as propostas dos candidatos a prefeito de Cuiabá para a saúde

Foto: Agência Brasil

Intitulada como um dos maiores gargalo da Capital, a saúde pública é um dos eixos mais abordados pelos postulantes ao comando do Palácio Alencastro em seus programas de governo, principalmente por conta da pandemia do novo coronavírus (covid-19), que assola Cuiabá desde abril deste ano.   

As propostas vão desde redução da fila de espera para consultas e exames, até auditoria em contratos e revisão do número de servidores comissionados e contratados.   
  
Veja o que cada um dos candidatos apresentam para a área

Abílio Junior   
  
O vereador Abílio Junior (Podemos) prega maior transparência no setor, principalmente no que tange a fila de atendimento e aplicação dos recursos públicos destinados a área.  

O parlamentar, que disputa a eleição majoritária pela primeira vez, afirma que se eleito pretende "mudar o atendimento na saúde", dando mais transparência na espera e atendimento, criando ferramenta de avaliação e fiscalização no serviço público, garantindo a qualificação do servidor para ofertar um melhor atendimento a população, dando agilizado no agendamento e rapidez na realização de exames e procedimentos.  

No que tange a aplicação de recursos, Abílio garante que, se eleito prefeito de Cuiabá, irá dar maior eficiência econômica na saúde, respeitando a ordem cronológica de pagamento dos fornecedores, otimizando e rastreando produtos e medicamentos, e ainda reduzindo o "cabide de emprego".  
    
Aécio Rodrigues  
  
O advogado Aécio Rodrigues (PSL) garante que seu maior foco na saúde será a gestão de vagas, especialidade e exames. Partindo disso, o social liberal promete a implantação de telemedicina no atendimento inicial ou no atendimento básico nos postos de saúde, aumentar o investimento no Hospital do Câncer, criar gestão individualizada na regulação, aumentar a rede de atenção básica, finalizar o Hospital da Família e da Mulher, e ainda criar outros dois centros de especialidades. 
 
 Emanuel Pinheiro 
 
A frente do Executivo Municipal desde janeiro de 2017, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) em seu programa de governo enaltece as ações promovidas na área da saúde pública durante a sua gestão, e garante que dará continuidade as medidas visando um melhor atendimento na área. 

Entre as ações já implementadas, o emedebista destaca a priorização da atenção básica, a melhoria do atendimento e das informações aos usuários do SUS. "Foram realizadas campanhas de esclarecimento e educação para a população, aliadas a capacitação dos profissionais que atendem os pacientes nas unidades de saúde, pois a maioria da população não sabia onde devia ir para receber o atendimento adequado", destacou. 

Além disso, cita a construção de novas unidades de saúde e acrescenta a atuação do município no combate a pandemia do novo coronavírus. 

Dentre as promessas para reeleição, pinheiro cita a implantação do Hospital da Família (HFAM). "A saúde pública é um dos maiores desafios de uma gestão por isso o compromisso com a saúde pública continuará sendo prioridade na agenda governamental", finalizou. 
  
Gilberto Lopes 
 
Representando o PSol na corrida pelo comando do Palácio Alencastro, Gilberto Lopes afirma que, se eleito, irá fortalecer o Sistema Único de Saúde por meio da organização da Rede de Atenção à Saúde, a fim de garantir o acesso de maneira equânime e integral aos cidadãos. 

Partindo disso, o candidato garante que irá ampliar a proporção de cobertura populacional estimada pelas equipes de Atenção Primária, elevando das 89 equipes para 120 equipes, bem como a Proporção de cobertura populacional estimada pelas equipes de Saúde Bucal.  

"Implantaremos ainda o Conselho Gestor de Saúde nos bairros, como um lugar mais próximo do cidadão para a tomada de decisão sobre a política de saúde", acrescenta. 

Lopes ainda frisa que pretende ampliar as Academias de Saúde com profissional da Educação Física nos bairros do município promovendo saúde em conjunto com as Equipe de Atenção Primária. 
  
Gisela Simona 
 
Em seu plano de governo, a ex-superintendente do Procon Estadual Gisela Simona (PROS) dividiu a saúde em três nortes, Gestão Transparente e Eficiente do SUS, Atenção Básica, Atenção Secundária e Atenção Terciária. 

No que tange a gestão do sistema, a candidata a prefeita de Cuiabá afirma que pretende instituir a Gestão Profissionalizada nos cargos comissionados da rede municipal, priorizando profissionais habilitados e que atendam aos critérios de perfil e competência exigidos para os respectivos cargos.  

Além disso, ainda pretende apostar em ferramentas gerenciais/digitais em toda a estrutura da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). 

A revisão dos contratos já firmados também está nos planos de Gisela em caso de vitória.  

Dentre as propostas voltadas para atenção básica está a ampliação da cobertura de Equipe da Saúde da Família (ESF), e ainda a realização de concurso público, conclusão da Upa do Areão e a implantação do Hospital da Mulher. 
 
Julier Sebastião 
 

O ex-juiz federal Julier Sebastião pretende fortalecer a atenção básica de saúde caso seja eleito prefeito da Capital. Entre os projetos do petista também está a valorização da força de trabalho em saúde, fortalecimento do vínculo entre população usuária e equipes de trabalho com espaços de participação e controle social, e a expansão e fortalecimento das redes de saúde. 

"Nessa perspectiva estabelecer, ampliar e fortalecer as parcerias com as instituições de ensino públicas para implementação de estratégias que melhorem os serviços de saúde e contribuam com as vigilâncias (sanitária, epidemiológica, ambiental e do trabalhador) na atenção e na gestão são fundamentais", pontua o candidato em seu plano de governo. 
  
Paulo Henrique Grando 
 
Na disputa eleitoral pelo NOVO, Paulo Henrique Grando garante que irá aumentar a rede conveniada a fim de abranger o atendimento a saúde pública. A medida será válida para clinicas, hospitais, laboratórios e consultórios. 

Nesta mesma linha, ele pretende fazer parcerias com instituições privadas para zerar a fila existente hoje no que tange a atendimento especializado. 

Também está no plano de governo do candidato a  criação de um ambiente de negocio menos regulado, a fim de atrair empresas de plano de saúde, clinicas medicas, e hospitais. 
  
Roberto França 

Dentre as propostas do apresentador Roberto França (Patriota) para a área da saúde está a construção do Centro de Especialidades e ainda a criação do Hospital Integrado a rede hospital do estado na sede do antigo pronto socorro da Capital.

O candidato a prefeito de Cuiabá ainda pretende reorganizar a assistência à saúde da população a partir da atenção básica.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet