Cuiabá, quarta-feira, 24/04/2024
01:19:27
informe o texto

Notícias / Política

25/10/2020 às 09:04

Conheça as propostas dos candidatos a prefeito de VG na área de saúde

A saúde pública é um dos principais temas que vem sendo debatido entre os quatro postulantes ao comando do Paço Couto Magalhães.

Kamila Arruda

Conheça as propostas dos candidatos a prefeito de VG na área de saúde

Foto: Assessoria

A saúde pública é um dos principais temas que vem sendo debatido entre os quatro postulantes ao comando do Paço Couto Magalhães. As propostas vão desde auditoria nas verbas do Sistema Único de Saúde (SUS) e implementação de planejamento estratégico, até aumento da cobertura da atenção básica.

Conheça as propostas dos quatro candidatos para a saúde pública de Várzea Grande:

Emanuelzinho Pinheiro (PTB)

Caso seja eleito prefeito de Várzea Grande, o deputado federal Emanuelzinho Pinheiro (PTB) pretende conceder maior autonomia à Secretaria Municipal de Saúde para gerir as políticas de saúde e as correspondentes.

A proposta consta em seu plano de governo. “As melhorias no Serviço Público de Saúde passam obrigatoriamente pela humanização do atendimento, que vai desde a recepção nas Unidades Básicas de Saúde até o Atendimento Médico. O serviço será aperfeiçoado com zelo e o devido respeito que o cidadão várzea-grandense merece”, afirma o petebista.

Dentre as promessas do parlamentar para o setor ainda consta a construção de uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para atender a região da grande Glória e São Matheus, e a criação de uma Central de Atendimento Infantil.

Flávio Frical (PSB)

O empresário Flavio Frical (PSB), que encara o pleito municipal pela primeira vez, acredita que a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) demonstrou a necessidade de uma transformação na saúde da cidade industrial.

“O setor demanda constantes novos investimentos em instalações, equipamentos, valorização e qualificação contínua dos profissionais e a adoção de uma política de humanização do atendimento em todas as unidades, desde a recepção, passando pelo atendimento, até o monitoramento do paciente após os procedimentos”, completou.

Diante disso, ele garante a ampliação em 50% da cobertura na Estratégia Saúde da Família implantando mais 57 equipes nos 4 anos de gestão e estruturar a rede básica através dos PSF.

Além disso, afirma que irá viabilizar a construção de um novo e moderno Pronto Socorro Municipal em parceria com a União e o governo do estado. A implantação de mais um Centro de Especialidades e um hospital-maternidade também está no plano de governo do socialista.

Kalil Baracat (MDB)

A redução da taxa de mortalidade em recém-nascidos e crianças é um dos motes do plano de governo do ex-vereador Kalil Baracat (MDB), candidato a prefeito de Várzea Grande no pleito deste ano.

O emedebista também pretende ampliar o horário de atendimento ambulatorial, mantendo o funcionamento das policlínicas e postão das 6 horas até as 22h.

A construção de uma nova Unidade de Pronto Atendimento para atender a região da grande Glória também está nos planos do ex-parlamentar, caso seja eleito em 15 de novembro.

Além disso, Kalil ainda afirma que irá fortalecer os programas como rede cegonha, atenção e proteção ao portador de dependência alcoólica/drogas, entre outros.

Miltão (PSol)

O postulante ao comando da cidade industrial pelo PSol, Miltão, garante que irá promover uma auditoria das verbas do SUS, impedindo e revertendo a privatização através das organizações sociais na saúde. A sua intenção é garantir que 100% das unidades de saúde do município sejam geridas pela Prefeitura.

Além disso, garante o fortalecimento do programa completo de ”Saúde da Família”, especialmente nos bairros mais abandonados e criação das carreiras de médico e enfermeiro de dedicação exclusiva; fortalecimento da atenção básica, com melhor gerenciamento de recursos, visando à promoção de saúde, prevenção, diagnóstico e tratamento segundo a análise da determinação social no processo saúde-doença. 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet