Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
01:57:11
informe o texto

Notícias / Política

26/10/2020 às 13:50

Fávaro revela ter sido grampeado por Taques e por isso deixou governo; assista

A revelação foi uma resposta à pergunta da personagem Almerinda durante o programa Política Agora desta segunda-feira (26)

Eduarda Fernandes

Fávaro revela ter sido grampeado por Taques e por isso deixou governo; assista

Foto: Reprodução

O senador interino Carlos Fávaro (PSD) disse publicamente, pela primeira vez, que foi grampeado pelo então governador Pedro Taques (hoje Solidariedade). Esse foi o motivo pelo qual renunciou do cargo de vice-governador em 5 de abril de 2018, último ano da gestão de Taques.

A revelação foi uma resposta à pergunta da personagem Almerinda durante o programa Política Agora desta segunda-feira (26). Ela o questionou sobre o fato de 'viver à sombra de outros agentes políticos, primeiro de Pedro Taques e depois de Mauro Mendes (DEM)".  Em sua resposta, Fávaro explicou que foi vice-governador e, neste cargo, precisava se comportar como tal, respeitando a posição do titular da chapa.

Leia também - Entrevista de Carlos Fávaro ao Política Agora

“Até o dia que eu precisava tomar os meus destinos políticos. Quando tive a convicção e a confirmação que fui grampeado de forma ilegal pelo governador do Estado e seu staff da Casa Militar, que foram presos grampeando, eu tomei a força do meu destino, segui minha vida. Construí um novo projeto político junto com o governador Mauro Mendes, que está sendo um excelente governador, consertou esse Estado”, afirmou.

Fávaro é candidato à reeleição na eleição suplementar marcada para o próximo dia 15. Taques é seu adversário na mesma corrida.

O grampo citado por Fávaro fez parte de um escândalo que ficou conhecido como “Grampolândia Pantaneira”, que veio à tona em maio de 2017, quando o promotor de Justiça e ex-secretário estadual de Segurança Mauro Zaque confirmou em entrevista ao Fantástico que o então governador Pedro Taques tinha ciência, desde 2015, do esquema de arapongagem existente na sua equipe para espionar adversários.

Grampolândia
O suposto esquema teria sido promovido para obter informações privilegiadas de políticos, jornalista, servidores e médicos. Entre os grampeados estavam a deputada Janaina Riva (MDB), que fazia oposição à gestão de Taques na Assembleia. Outro foi o advogado José Patrocínio, que patrocinou a defesa do então candidato ao Governo, Lúdio Cabral, adversário de Taques, em 2014. Além desses, o jornalista José Marcondes, o Muvuca, também adversário declarado do então governador.

Condenações
Em novembro de 2019, o coronel aposentado e ex-comandante da Polícia Militar Zaqueu Barbosa foi condenado a oito anos de prisão e perda da patente. Os coronéis Evandro Lesco e Airton Siqueira foram absolvidos e o cabo da Gerson Correa teve perdão judicial por sua colaboração com a Justiça. Zaqueu foi considerado culpado pelos crimes de receptação ao receber placa que era do Gaeco e dar para Gerson usar nas escutas. A condenação de Zaqueu foi por unanimidade entre os 4 membros do Conselho de Sentença.

Já no dia 25 daquele mesmo mês, a Justiça Militar determinou a reabertura das investigações do caso por conta da chegada de novos documentos que ainda não haviam sido analisados. Um novo inquérito foi aberto para apurar o caso e agora, os militares irão responder por interceptação ilegal.

Assista a entrevista completa: 


 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet