Cuiabá, quinta-feira, 18/04/2024
00:42:57
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

28/10/2020 às 07:17

Com 39,6% de atraso, plantio da soja alcança 24,8% das regiões produtoras do Estado

Apesar do atraso, os trabalhos no campo ganharam força em algumas regiões do Estado, na última semana

Edyeverson Hilario

Com 39,6% de atraso, plantio da soja alcança 24,8% das regiões produtoras do Estado

Foto: Gcom-MT/Lenine Martins

A semeadura da soja mato-grossense atingiu 24,8% do total de suas áreas até a última sexta-feira (23). Esse percentual evidencia que o avanço dos trabalhos a campo está abaixo do volume alcançado na última safra e da média dos últimos 5 anos.

De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), nesse mesmo período do ano passado, a semeadura da safra 19/20 estava em 64,5%, que demonstra que essa safra está com 29,6% de atraso, em vista do total já plantado no Estado. Em comparação com a média dos últimos cinco anos, a demora na semeadura está em 20,9%.

Apesar do ritmo lento no primeiro mês de semeadura, os trabalhos a campo começaram a ganhar força na última semana, com um avanço semanal de 16,6%. A região que apresentou o maior destaque foi a oeste, com 38,7% da semeadura concluída.

O Imea ainda observa que além disso, estão previstos para os próximos 15 dias, chuva de aproximadamente 70 mm nessa região, o que pode melhorar o nível de umidade no solo. Já a região menos adiantada é a sudeste, com 16,8% das áreas semeadas, visto que as precipitações na região foram bem dispersas, acumulando aproximadamente 31 mm nos últimos sete dias.

Para as próximas duas semanas, as previsões começam a mudar para um padrão mais chuvoso, com volumes maiores que os do ano anterior, apontando entre 60 e 90 mm nas regiões produtoras.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet