Cuiabá, segunda-feira, 23/11/2020
18:01:04
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

28/10/2020 às 07:17

Com 39,6% de atraso, plantio da soja alcança 24,8% das regiões produtoras do Estado

Apesar do atraso, os trabalhos no campo ganharam força em algumas regiões do Estado, na última semana

Edyeverson Hilario

Com 39,6% de atraso, plantio da soja alcança 24,8% das regiões produtoras do Estado

Foto: Gcom-MT/Lenine Martins

A semeadura da soja mato-grossense atingiu 24,8% do total de suas áreas até a última sexta-feira (23). Esse percentual evidencia que o avanço dos trabalhos a campo está abaixo do volume alcançado na última safra e da média dos últimos 5 anos.

De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), nesse mesmo período do ano passado, a semeadura da safra 19/20 estava em 64,5%, que demonstra que essa safra está com 29,6% de atraso, em vista do total já plantado no Estado. Em comparação com a média dos últimos cinco anos, a demora na semeadura está em 20,9%.

Apesar do ritmo lento no primeiro mês de semeadura, os trabalhos a campo começaram a ganhar força na última semana, com um avanço semanal de 16,6%. A região que apresentou o maior destaque foi a oeste, com 38,7% da semeadura concluída.

O Imea ainda observa que além disso, estão previstos para os próximos 15 dias, chuva de aproximadamente 70 mm nessa região, o que pode melhorar o nível de umidade no solo. Já a região menos adiantada é a sudeste, com 16,8% das áreas semeadas, visto que as precipitações na região foram bem dispersas, acumulando aproximadamente 31 mm nos últimos sete dias.

Para as próximas duas semanas, as previsões começam a mudar para um padrão mais chuvoso, com volumes maiores que os do ano anterior, apontando entre 60 e 90 mm nas regiões produtoras.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet