Cuiabá, segunda-feira, 23/11/2020
17:37:39
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

27/10/2020 às 16:23

Governo amplia prazo para implantação do eSocial

A data limite era setembro deste ano

Leiagora

O produtor rural pessoa física terá um prazo maior para implantar e se adequar ao Sistema Simplificado de Escrituração Digital das Obrigações Previdenciárias, Trabalhistas e Fiscais (eSocial).

A data limite era setembro deste ano. No entanto, a pedido da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e das demais confederações patronais, o prazo mudou para maio de 2021, de acordo com a Portaria Conjunta RFB/SEPRT nº 76 do Ministério da Economia, publicada na sexta (23), no Diário Oficial da União.

"A CNA solicitou ao governo a prorrogação do prazo por entender que durante a pandemia do novo coronavírus não era o momento mais adequado para essa mudança. Com isso, o produtor ganhou mais oito meses para se familiarizar com o sistema e enviar as informações de forma adequada", afirmou o assessor jurídico da Confederação, Frederico Melo.

Segundo ele, não será necessário o envio de eventos anteriores. “Serão exigidos apenas os dados referentes a fatos ocorridos a partir de 1º de maio de 2021. Os eventos de SST (S-2210, S-2220 e S-2240), para o Grupo III, foram prorrogados para 10 de janeiro de 2022, com a inclusão de fatos ocorridos a partir dessa data.”

O Ministério da Economia também publicou a Portaria Conjunta n.º 77, que trata da versão S- 1.0 do layout do eSocial, disponível no endereço https://www.gov.br/esocial/. O sistema será modernizado e simplificado, proporcionando a desburocratização dos processos como, por exemplo, a substituição de diversas obrigações acessórias e a não solicitação de dados já disponibilizados. A versão definitiva deve ser publicada até a primeira quinzena de novembro.
Assessoria

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet