Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
21:11:46
informe o texto

Notícias / Política

04/11/2020 às 10:38

Fávaro, Taques e Leitão empatam em primeiro na pesquisa pro Senado

A pesquisa foi realizada pelo Ibope e contratada pela Fecomércio. Esta é a primeira pesquisa realizada em todo o estado

Da Redação - Alline Marques / Reportagem Local - Camilla Zeni

Fávaro, Taques e Leitão empatam em primeiro na pesquisa pro Senado

Foto: Camilla Zeni

A primeira pesquisa de intenção de votos para a eleição suplementar pro Senado feita em todo o estado de Mato Grosso aponta um empate entre Carlos Fávaro (PSD), Pedro Taques (SD) e Nilston Leitão (PSDB) com 13%, na estimulada. O levantamento foi feito pelo Ibope e contratado pela Fecomércio, que divulgou os números na manhã desta quarta-feira (4).

O procurador Mauro (PSOL) vem logo em quarto com 9%, seguido de coronel Fernanda (Patriota) com 8%, José Medeiros (Podemos) tem 7%, o deputado Elizeu Nascimento (DC) aparece com 5%, enquanto Valdir Barranco (PT) tem 4% das intenções de votos. O advogado Euclides Ribeiro (Avante) aparece com 2% e o Reinaldo Morais tem 1%. O candidato do Novo, Feliciano Azuaga, não pontuou.

Branco e nulos somam 9%, enquanto 15% disseram não saber ou não responderam.

Rejeição

Quando questionados em quem não votariam de jeito nenhum, o ex-governador Pedro Taques encara a maior rejeição com 30% dos votos. O solidário ainda sem os efeitos dos desgastes da gestão estadual. Ele vem seguido de Leitão que é reprovado por 16% dos entrevistados. Já Fávaro não é aprovado por 8%, seguido de José Medeiros e Procurador Mauro com 6%, ambos. Euclides, Fernanda, Barranco e Elizeu acumulam 5% de rejeição. Os menos rejeitados são Feliciano e Reinaldo com 4%.

O levantamento aponta ainda que 7% poderiam votar em todos (resposta espontânea) e outros 31% não sabem ou não opinaram.

Votos válidos

Para facilitar a comparação com os resultados oficiais divulgados pelos Tribunais Regionais Eleitorais, a pesquisa aponta ainda o vota válido, que representa o percentual de cada candidato que corresponde à proporção de votos do candidato sobre o total de votos excluídos, brancos, nulos e indecisos.
Neste cenário, Fávaro e Taques empatam com 18%, seguidos de Leitão com 17%. O procurador Mauro tem 12%, coronel Fernanda aparece com 11%, José Medeiros tem 9%, Elizeu e Barranco estão com 6%, Euclides soma 2% e Reinaldo tem 1%, enquanto Feliciano Azuaga não pontua.

Espontânea

Já na espontânea, quando não é apresentado o nome do candidato, Fávaro segue na liderança com 6%, seguido de Leitão com 5%, Medeiros tem 4%, empatado com Taques e procurador Mauro. Coronel Fernanda e Barranco são lembrados por 3% dos entrevistados. Elizeu é citado por 2%. Euclides, Feliciano e Reinaldo não foram citados. Outros candidatos 2%, branco ou nulo somam 20% e não sabem ou não opinaram acumulam 56%.

Pesquisa

A pesquisa foi registrada sob o número MT 08527/2020 e tem nível de confiança de 95%, isto quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral. A margem de erro é de 3%, para mais ou para menos, e 812 pessoas foram entrevistadas. O levantamento foi realizado entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro com abordagem presencial.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet