Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
17:42:58
informe o texto

Notícias / Política

04/11/2020 às 16:06

Ibope: gestão de Mauro é aprovada por 60% e Bolsonaro tem aceitação de 62%

Levantamento feito pelo Ibope Inteligência foi divulgado na manhã desta quarta-feira

Camilla Zeni

Ibope: gestão de Mauro é aprovada por 60% e Bolsonaro tem aceitação de 62%

Foto: Mayke Toscano/Secom

Pesquisa encomendada pela Fecomércio apontou que mais da metade da população aprova as gestões do governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), e do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). O levantamento, realizado pelo Ibope Inteligência, foi divulgado na manhã desta quarta-feira (4).

Conforme a pesquisa, 44% dos entrevistados avaliaram como ótima ou boa a gestão feita por Mauro Mendes. Já 38% disse considerar uma administração regular. A porcentagem de moradores que consideram a gestão ruim ou péssima é de 11%. Além desses, ainda 7% dos entrevistados não souberam avaliar.

Contudo, questionados se aprovam a gestão de Mauro, 60% garantiram que sim. A taxa de desaprovação foi apontada em 23% e os que não souberam avaliar somaram 17% dos entrevistados.

A pesquisa ainda questionou quais eram as áreas que enfrentavam os maiores problemas. Na visão de 55% dos entrevistados, essa área é a saúde. Já para 31% é a educação e para 24% é a geração de emprego. Segurança pública é vista como problemática para 20% dos entrevistados, enquanto o combate a corrupção foi citado por 17%.

Leia também - Fávaro, Taques e Leitão empatam em primeiro na pesquisa pro Senado

Como os entrevistados podiam citar mais de uma área, os resultados ultrapassaram os 100%. Por isso, ainda tiveram áreas citadas, como abastecimento de água e combate às drogas, que foram lembrados por 15% dos entrevistados, e ainda impostos, energia elétrica, estradas e rede de esgoto. 


As áreas menos lembradas foram a cultura e lazer (2%), turismo (2%), e pecuária (1%). A taxa de entrevistados que não souberam ou não responderam foi de apenas 1%. Também 1% não citou nenhuma das que foram apontadas no levantamento.

Repercussão

Após a divulgação da pesquisa, Mauro comentou com a imprensa que ficou feliz com o resultado, ainda que o governo ainda esteja no início de um “processo de construção de soluções”.

“O primeiro ano foi um ano difícil, tivemos que fazer muitos enfrentamentos. Mas eu trabalho com a realidade. Não fiz nada porque eu gostaria, mas porque era necessário fazer. Então, precisávamos tomar medidas que alguns chamavam de duras e eu sempre considerei necessárias, e o tempo mostrou e que estávamos correto", comentou o governador.

Segundo Mauro, Mato Grosso passou a ser visto como referência em gestão fiscal, o que ele atribui às mudanças feitas pela sua gestão logo quando assumiu, em 2019. “Isso mostra que estamos no caminho correto. Então mesmo nesse caminhar, nessa trajetória de 4 anos, não completando ainda dois anos, tendo boa aprovação, significa que a maioria da população já percebeu e compreendeu isso. Fico feliz”, finalizou.

Bolsonaro
As mesmas perguntas feitas sobre Mauro foram repetidas em relação à gestão do presidente Jair Bolsonaro. Na avaliação dos entrevistados, 62% aprovam a administração enquanto 31% desaprova. O grupo de quem não soube avaliar somou 7%.

Já em relação à avaliação de Bolsonaro, 53% acha a administração boa ou ótima, enquanto 26% acha que ele tem uma gestão regular; 19% acha a gestão ruim ou péssima e 1% não soube avaliar.

Dados técnicos

As pesquisas de avaliação das gestões de Mauro Mendes e Bolsonaro foram feitas pelo instituto Ibope Inteligência, entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro, de forma presencial. Ao todo, foram entrevistados 812 pessoas em todo o Mato Grosso. A margem de erro. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) sob o número 08527/2020.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet