Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
12:52:49
informe o texto

Notícias / Geral

07/11/2020 às 14:27

Prefeitura de Cáceres inaugura aparelho de energia solar

Os painéis se movem na direção da maior incidência de raios solares por meio do sistema Smartflower

Leiagora

Prefeitura de Cáceres inaugura aparelho de energia solar

Foto: Prefeitura de Cáceres

A Prefeitura de Cáceres inaugurou na manhã dessa sexta-feira (6) um aparelho de energia solar que proporciona a obtenção de energia limpa por meio de captação do sol. Os painéis se movem na direção da maior incidência de raios solares por meio do sistema Smartflower, que tem o formato de uma flor e usa tecnologia inteligente. O evento contou com a participação do Consul da Bolívia em Cáceres, Jose David Shriqui Rapp.

Segundo o prefeito Francis Maris Cruz, o aparelho instalado no museu de Cáceres é o primeiro na região centro-oeste e o único em órgãos públicos no Brasil. Francis destaca que este aparelho é 40% mais eficiente na captação de energia solar e vai ser utilizado para abastecer os 740 metros de construção do Museu de Cáceres Emília Darci Cuyabano.

“O excesso podemos transferir para qualquer prédio público, mas não é só isso, teremos ao lado do museu outro atrativo turístico de visitação. Ele é muito bonito”, comemora Francis Maris.

O prefeito salientou que a sua administração se preocupa com sustentabilidade, aquecimento global e preservação do meio ambiente. “Estamos construindo a maior usina fotovoltaica em prédios públicos do Brasil colaborando para a geração de energia limpa e renovável. Esta  flor inteligente que inauguramos hoje, faz parte dela”, destacou Francis.

Os proprietários empresa Isofen, responsável pela usina fotovoltaica, Weslei Silva Mendonça e Leonardo Sami, prestigiaram a inauguração e previram o funcionamento dela para o mês de dezembro.

O engenheiro Eletricista da Prefeitura de Cáceres, Bruno Renostro, fez uma apresentação técnica da smartflower e da usina geradora de energia fotovoltaica, aprovando a nova tecnologia, que coloca Cáceres como uma referência no Brasil por utilizar energia renovável.

“A administração municipal confirma sua preocupação com o meio ambiente ao construir uma usina de energia fotovoltaica na sede da prefeitura, e que vai gerar de 2.335kWp para atender todos os órgãos municipais. A estimativa é uma economia de R$ 500 mil mensais aos cofres públicos e um alento ao meio ambiente, pois vai captar uma energia limpa, sem impactos e renovável”, finalizou Bruno.

 
Com informações da Prefeitura de Cáceres
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet