Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
13:03:24
informe o texto

Notícias / Geral

07/11/2020 às 16:10

Projeto do Governo prepara estudantes para o ENEM

A abertura do projeto ocorreu na manhã deste sábado (7), no Teatro Zulmira Canavarros

Leiagora

Projeto do Governo prepara estudantes para o ENEM

Foto: Tchélo Figueiredo

Todos os sábados, até a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cerca de 900 estudantes inscritos no Pré-Enem Digital Gold terão aulas presenciais preparatórias para as provas. 

A abertura do projeto ocorreu na manhã deste sábado (7), no Teatro Zulmira Canavarros, e marca o início da primeira atividade ao vivo oferecida pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) desde o início da pandemia.

Leia também - Governo de MT mantém estrutura de atendimento a animais silvestres no Pantanal

"Hoje é um dia muito importante. Este projeto nasceu de uma necessidade, da nossa preocupação com os mais de 33 mil estudantes do terceiro ano do ensino médio neste momento de pandemia. O projeto vai até janeiro como oportunidade de aumentar o conhecimento, motivar os estudantes e fazer com que nossos alunos possam estar preparados para o Enem", explica o secretário de Estado de Educação, Alan Porto. 

O gestor ressalta que as aulas presenciais planejadas respeitarão todas as regras de biosegurança, de higienização e o uso de máscara, para garantir a segurança dos professores, dos alunos, e de todos os profissionais da educação que estão envolvidos no projeto. 

Agora, o projeto possui um calendário de aulas presenciais sempre aos sábados a partir das 8h, nas cidades polo de Cuiabá, Tangará da Serra, Rondonópolis e Sinop. Os encontros serão transmitidos ao vivo pela TV Assembleia. O material será reprisado na programação de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h e das 19h às 21h.

"Quero agradecer o presidente da Assembleia, Eduardo Botelho, que de pronto já aceitou uma parceria para este projeto. A TV Assembleia tem um papel muito importante porque está televisionando as aulas e levando o acesso para todos os municípios, inclusive para aqueles estudantes que não tem acesso à internet, mas podem assistir pela televisão", destaca Porto.

A ideia é expandir o programa no ano que vem, para que o índice de alunos inscritos no exame aumente. Neste ano, a Seduc identificou que apenas 45% dos alunos do 3º ano se inscreveram no Enem, e a intenção é que esse número aumenta para mais de 70% no ano que vem.

Na primeira aula, o professor Jhonatan Perotto ensinou sobre como fazer uma boa redação, os principais eixos temáticos que caem no Enem e estrutura textual, além de dicas importantes para o sucesso dos estudantes.

"Que bom que estou aqui contribuindo e que os estudantes estão tendo esse acesso. Estou muito feliz por ter contato com a gurizada, ainda que com essa distância necessária e separação. É uma aula descontraída, para que eles possam aprender a escrever um bom texto e obterem sucesso da redação", conta.

Estudantes aprovam o projeto 
Estudante do 3º ano da EE Jaime Verissimo De Campos Junior Jaiminho, Vitoria Camily de Lemos Gomes está entre os 900 alunos da rede pública inscritos no projeto. Ela afirma que decidiu se inscrever nas aulas extras porque sente falta do contato presencial e quer se empenhar para alcançar o seu sonho: cursar engenharia civil.

"Os estudos ficaram complicados durante a pandemia. E não tem nem comparação, nós aprendemos muito mais no ensino presencial. Espero que as aulas ajudem muito porque estamos passando por um ano difícil para aulas presenciais ", avalia a jovem de 18 anos.

Hyalla Fioravante, estudante de 22 anos, acredita que o diferencial do ensino presencial é poder interagir com o professor e que a internet é uma ferramenta poderosa para aprender. Ela já concluiu o ensino médio na Escola Estadual Presidente Médici, de Cuiabá, e pretende fazer o exame para ingressar no curso de direito. 

"Vou continuar não apenas estudando em casa, mas vindo aqui. Mantendo os cuidados necessários podemos tirar as dúvidas com o professor, fica bem melhor. É importante também que o próprio estudante faça um cronograma de estudos com conteúdo da internet. Ajuda bastante a estudar".

Pré-Enem Digital Gold
O projeto começou com o Pré-Enem Digital, que já disponibilizou, desde abril deste ano, mais de 80 aulas no canal do Youtube da Seduc. "Contamos com cerca de 30 professores da rede estadual e da rede privada de ensino, que se voluntariaram para ministrar aulas pelo Youtube", afirma o coordenador do Ensino Médio, Isaltino Alvez Barbosa.

Agora, além das aulas presenciais e da transmissão pela TV Assembleia, o Pré-Enem Dgitial Gold conta com materiais produzidos pelos professores que serão disponibilizados aos estudantes, e podcasts com dicas, comentários dos professores que estão ministrando as aulas para incentivar e mobilizar os alunos para o Enem. O material é enviado aos estudantes inscritos.

Também esteve presente na ocasião o deputado estadual Wilson Santos.

As reprises das aulas serão transmitidas pela TV Assembleia, canais 30.1 e 30.2 (aberto HD Digital), 330.2 (Sky HD), 10 (Net TV) e 16 (a cabo). Para acessar as aulas disponíveis no canal do Youtube clique aqui.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet