Cuiabá, quarta-feira, 24/04/2024
20:55:33
informe o texto

Notícias / Judiciário

09/11/2020 às 14:55

​Maluf defende atividade fiscalizatória de auditores do Tribunal de Contas

Auditores foram multados pelo CREA após emitrem relatórios apontando irregularidades em serviço

Leiagora

​Maluf defende atividade fiscalizatória de auditores do Tribunal de Contas

Foto: Mascos Lopes/TCE

O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TRE-MT), conselheiro Guilherme Maluf, determinou que a Consultoria Jurídica, chefiada por Grhegory Maia, defendesse a atividade fiscalizatória e o controle externo executado pelos auditores do órgão. 

A defesa foi feita em um mandado de segurança, com pedido de liminar, impetrado pelo TCE-MT contra ato do presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (CREA), no qual requer a nulidade dos autos de infração, junto a Justiça Federal da 1ª Região.

O TCE, em virtude de um comunicado sobre possível irregularidade na realização da concorrência pública (que tem como objeto a contratação de empresa especializada para execução de lama asfáltica), realizou fiscalização por meio de seus auditores públicos externos.

Em análise ao procedimento licitatório, em cumprimento à ordem de serviço, os auditores púbicos compareceram ao local e autuaram a empresa prestadora do serviço por irregularidades na execução do serviço prestado, situação que motivou a instauração de representação de natureza interna.

Em razão disso, inconformado com o relatório realizado pelos auditores públicos do TCE-MT, a Associação Brasileira de Engenheiros Civis Seção Mato Grosso (ABENC/MT) requereu uma intervenção do CREA/MT, que emitiu dois autos de infração alegando que os auditores públicos realizaram parecer sem emissão de anotação de responsabilidade técnica (ART) e aplicou multas aos auditores.

 
Ocorre que os trabalhos desenvolvidos pelos servidores do Tribunal de Contas têm natureza distinta do exercício da profissão de engenheiro/arquiteto/agrônomo, já que se trata de atividades relativas ao controle externo da Administração Pública exercidas por servidores que não ocupam cargo público privativo de tais funções.

No caso em comento, não se trata de profissionais habilitados à execução de obras ou serviços relacionados à engenharia civil, mas sim de servidores com atividades ligadas ao controle externo da Administração Pública.

Deste modo, após mandado de segurança impetrado pelo TCE/MT, a Justiça Federal determinou ao CREA/MT que se abstenha de autuar o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso e os servidores designados pelo Tribunal, para o desempenho de suas atribuições.

Agradecimento

Diante do sucesso obtido, o presidente da Audipe, Carlos Pereira, que representa os auditores públicos externos, fez um agradecimento. “Nós agradecemos imensamente o empenho do Conselheiro Guilherme Maluf e do consultor Ghregory Maia na defesa da atividade fiscalizatória dos auditores do TCE/MT”, disse.

 
Da assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet