Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
04:47:08
informe o texto

Notícias / Judiciário

11/11/2020 às 08:15

Justiça nega recurso de Emanuel contra candidatura de Gisela e a mantém na disputa

Emanuel alegou que a candidata não se desincompatibilizou do Conselho Estadual de Defesa do Consumidor no prazo legal

Camilla Zeni

Justiça nega recurso de Emanuel contra candidatura de Gisela e a mantém na disputa

Foto: Assessoria

A juíza Gabriela Carina Knaul de Albuquerque e Silva, da 39ª Zona Eleitoral de Cuiabá, negou recurso do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), no pedido de impugnação à candidatura de Gisela Simona na disputa pela Prefeitura de Cuiabá.

A Ação de Impugnação de Candidatura foi movida pela coligação que representa o prefeito Emanuel Pinheiro. Nela, alegou que Gisela não teria se desincompatibilizado das suas atividades no Conselho Estadual de Defesa do Consumidor a tempo de concorrer nas eleições, conforme o prazo legal. 

Ocorre que esse pedido de indeferimento já tinha sido negado anteriormente. Então, Emanuel recorreu, alegando que o sistema da Justiça tinha ficado indisponível, de forma que ele não conseguiu cumprir os prazos processuais para questionar a candidatura da concorrente.

A juíza, analisando a situação, reconheceu que Emanuel protocolou a ação de impugnação dentro do prazo legal, tendo feito retratação para declarar a tempestividade do processo. No entanto, no mérito, negou o pedido de impugnação da candidatura.

A magistrada ponderou que mesmo o Conselho não sendo uma entidade de classe, e não havendo legislação específica sobre desincompatibilização de colegiados, ficou provado que a candidata pediu a renúncia do Conselho no mês limite.

"Assim, a melhor interpretação a ser dada ao caso é a de que deve ser observado o prazo de afastamento genérico do cargo público, qual seja, o de 3 meses antes da eleição previsto no art. 1º, II. E tal obrigação restou cumprida pela candidata recorrida, conforme comprovam os documentos juntados, ainda que se considere a data de 22/7/2020 como efetivo afastamento da impugnada", diz trecho da decisão.

Por isso a juíza julgou improcedente a ação e manteve o registro de candidatura de Gisela.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet